7 de setembro de 2005

AZURVEIRA - MURO DA PREPOTÊNCIA

Posted by Picasa

(clicar sobre a imagem para obter ampliação)
AZURVEIRA – MURO DA PREPOTÊNCIA
A Azurveira (ou Azurbeira, para a sinalética oficial) teve honras na local do JB pela beneficiação da rua Dr. Manuel dos Santos Pato até ao termo da localidade. Passeios aqui e ali, locais de estacionamento, risco branco ao meio, linhas laterais e zebras vieram proporcionar maior comodidade na circulação viária entre os cruzeiros da Barreira e do Areeiro. A obra teve invernos de reclamações. Mas está lá. Mais vale tarde do que para as calendas… Para Bustos, a demora, até parece normal. Os melhoramentos “llegan cuando llegan”.
A melhoria das condições foi possível com a oferta de fatias de terrenos no enfiamento da rua (e/ou estrada municipal nº??). Aconteceu que um dos proprietários, o Engº Santos Pato, ficou surpreendido com o derrube de parte do muro e “extorsão” de uma fatia do seu terreno, sem ninguém responsável lhe ter dito “água vai”.
O lesado dirigiu protesto a Oliveira do Bairro (Câmara Municipal), acompanhado de exigência de construção de um muro. Acílio Gala pediu as devidas desculpas pelo sucedido.
Junto ao pedido de desculpa, estava incluída a construção de muro remetida para o presidente da Junta de Freguesia de Bustos.
A “audiência” entre o lesado Eng. Neo Pato e o eng.-técnico Manuel Pereira aconteceu na quinta-feira. Foi acertada a data da construção. Já na segunda-feira lá estavam os blocos, máquina e areia, conforme foto.
Um sinal de “dinamismo” a merecer inauguração com placa a condizer: “MURO DA PREPOTÊNCIA” etc. e tal… o dito Muro não será o verdadeiro casaco do soberano(1)?

Para registo. O dito “Muro da Prepotência” que a Junta de Freguesia de Bustos está a levantar fica na zona do Jardim Infantil contígua à Capela de Nossa Senhora dos Emigrantes da Azurveira. As parcelas de terreno onde estão implantadas estes dois equipamentos já tinhm sido oferecidas pelo Eng. Santos Pato (Neo Pato).

À margem. Senhor presidente da Junta da Freguesia de Bustos, as placas da célebre homenagem pública a Jacinto dos Louros e ao Dr. Manuel dos Santos Pato irão brevemente (re)voltar á luz do dia? Ou continuarão a ficar escondidas na cave do edifício da Casa da Freguesia ( Junta de Freguesia)?

(1) – Adaptado de Aquilino Ribeiro, Quando os Lobos Uivam.
...
Sérgio Micaelo Ferreira
....
Rectificação:
O Eng. Santos Pato vendeu a parcela de terreno onde está o jardim infantil.
As minhas desculpas aos intervenientes na construção do espaço dedicado às crianças. As desculpas são extensivas aos leitores.
(o seu a seu dono)
Sérgio Micaelo Ferreira

1 comentário:

  1. Anónimo06:37

    Peripécia desnecessária. Bastava uma palavra. Até porque o senhor engenheiro Pato é visto em alguns acontecimentos promovidos pela Junta. Quanto às ditas placas, isso não pertence à "história colombiana" de Bustos.

    ResponderEliminar