27 de setembro de 2005

18 DE FEVEREIRO DE 1960 COM HOMENAGENS

Os grandes obreiros da criação da Freguesia de Bustos (Lei nº 942/1920, 18 de Fevereiro) e da Paróquia de São Lourenço de Bustos (?decreto 7 de Março de 1925), respectivamente.

Transcrito de Bustos – Memórias de um bustoense, Hilário Costa. 1984.
NOTÍCIAS DE BUSTOS

(do Jornal da Bairrada)
No dia 18 de Fevereiro, comemorou-se o 40º Aniversário da fundação da freguesia de Bustos, tendo nessa data sido separada de Mamarrosa.
Foi um dia de muita alegria para o povo desta linda e progressiva terra onde sempre um fervor bairrista notável.
À tarde, no «Centro Recreativo», foram descerradas duas lápides com os nomes dos srs. Jacinto Simões dos Louros, que criou a freguesia de Bustos, civilmente, e dr. Manuel dos Santos pato que criou religiosamente.
Por tal motivo foram estes ilustres bustoenses homenageados numa sessão solene, onde discursaram, enaltecendo as suas obras, os srs. Dr. Assis Rei, Engenheiro Pato, Vitorino Reis Pedreiras, Hilário Costa, Padre Vidal e Professor Manuel António Pires. Tendo os srs. Jacinto Simões dos Louros (1) e dr. Manuel dos Santos Pato agradecido, muito sensibilizados, a homenagem que lhes foi prestada.
– Foi criada uma «Comissão de Melhoramentos de Bustos», que esperamos possa contribuir para que esta terra progrida e se embeleze mais e muito mais. – C (2).
Na minha opinião [escreve Hilário Costa]:
A lápide, com os nomes dos nossos ilustres conterrâneos, que já fazem parte da história de Bustos, que foi retirada do Clube local e se encontra na posse do sr. Manuel Joaquim dos Santos, que ao tempo fazia parte da Junta de Freguesia, deve ser colocada no Salão Nobre do palacete em dia apropriado, mas o mais breve possível. (3)
...
(1) Arsénio Mota, então secretário e estratega da Comissão de Melhoramentos, assistiu a um episódio ocorrido quando Jacinto dos Louros discursava. Aguardamos os pormenores.
(2) Em 1960, o Correspondente do Jornal da Bairrada era o P.e António Vidal que à data andava às voltas com a construção da igreja, actualmente a merecer obras de conservação]
(3) Vitorino Reis Pedreiras registou o retrato de Jacinto dos Louros e da época . A Junta de Freguesia que vier a seguir deve dedicar alguma atenção à acção das primeiras Juntas de Freguesia, para manter vivo o imaginário de uma terra pequena, mas bairrista com vinca o correpondente do Jornal da Bairrada.

3 comentários:

  1. Anónimo11:01

    Arsénio Mota não era secretário da Comissão de Melhoramentos porque... a Comissão não tinha secretário, presidente, etc. Era um simples grupo de amigos. Quanto ao episódio que «Altino» cita foi este: A iniciativa da homenagem foi da Comissão; Arsénio disse breves palavras quando foi descerrada a lápide, à entrada do cinema, onde ela estava e na presença de Jacinto dos Louros (acompanhado por familiar - em 1960 era já avançada a sua idade; depois este subiu ao palco para falar, tirou da algibeira uns papéis e, quando quis lê-los, a luz era fraca ali, na ribalta; não havia candeeiro, lâmpada por ali; Jacinto dos Louros impacienta-se, sente-se o embaraço, e por fim Jacinto resolve falar de improviso. Assim se perdeu um documento... perante o salão cheio de bustuenses! Por fim, eis que tudo isto, sem esquecer retrato e biografia do grande amigo desta freguesia, aparecem recuperados para a nossa memória colectiva! Bem hajam, amigos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:51

    Agradeço a precisão. De facto não havia a distribuição de lugares. Arsénio Mota teria sido o redactor do "programa de intenções" inserido na proposta apresentada pela Comissão de Melhoramentos/1960. A aplicação do termo "secretário" (em 1960) foi escrito no sentido de redactor. ... No entanto, a bairrista Comissão de Melhoramentos/1960 bem merece um lugar de destaque na toponímia da terra.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:22

    Arsénio Mota não foi secretário da Comissão de Melhoramentos, mas vá lá, não refutou ter sido o estratega o estratega do grupo de amigos.

    ResponderEliminar