3 de junho de 2015

FEIRA REPUBLICANA: 3 DIAS DE DIVERSÃO E EVOCAÇÃO HISTÓRICA



A companhia de teatro Vivarte, no decorrer da Feira Republicana que se realiza no próximos dias 5 (sexta feira) 6 (sábado) e 7 (domingo), no espaço da Feira de Bustos, vai evocar A 1ª República  abordando temas como a  “Excomunhão da Banda Escolar do Troviscal” que durou entre 1922 e 1939,( sábado às 21h00 e domingo às 22h00)  ou o Corpo Expedicionário Português que participou na  Primeira Grande Guerra (sexta às 19h00 e sábado às 15h00). 

Na noite de abertura (a feira inaugura na sexta feira pelas 18 horas) a recriação histórica proposta pelo Vivarte tomará conta do recinto por volta das 23h00, altura em que os Malabares de Fogo ajudarão a evocar a maior amotinação popular que alguma vez aconteceu em Bustos.

Na obra “A “Guerra Religiosa” na Primeira República” (edição do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, Lisboa 2010) a historiadora, Maria Lúcia de Brito Moura, referindo a amotinação do povo de Bustos assinala: “ Nos inícios de 1913 houve conflitos por ocasião do arrolamento da capela de a S. Lourenço, em Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro. A população não revelou qualquer hostilidade em relação ao regime instituído em 1910. Pelo contrário ouviram-se vivas à República e à liberdade e duas mulheres empunhavam bandeiras nacionais”.

Mesmo sem conhecer a realidade local a historiadora alvitra: ”Talvez este comportamento encontre explicação no desejo de evitar que fossem confundidas as lutas pelos direitos à posse da capela com questões políticas que, para os contestatários, seriam secundárias.” E tinha razão. Não só para os populares a questão política era secundária como na verdade estavam a ser vítimas de uma mentira. Foi no entanto por razões da política que António Duarte Sereno, Visconde de Bustos, lançara o boato de que os da Mamarrosa vinham confiscar o santo e alfaias da capela de S. Lourenço,. como relata Belino Costa no texto que publicaremos amanhã. 

Sem comentários:

Enviar um comentário