22 de junho de 2015

A BIBLIOTECA DE BUSTOS DO ABANDONO AO GHETTO. uma vitória do presidente da câmara de Oliveira do Bairro.

Os sinais exteriores do abandono da Biblioteca rejeitada por ser de Bustos, não são de agora.
Nascida (ou anunciada) em dia histórico de 18 de Fevereiro, nunca na sua vida a Biblioteca foi digna de receber parabéns ou de receber a visita da tutela, que não raras vezes adornava o cortejo evocativo da Alma de Bustos Republicano.

Para ajudar a compreender, basta comparar a publicidade dos Pólos de Leitura do sítio da Câmara Municipal. … aqui.   
E agora, que surge a oportunidade de manter a dignidade do edifício e conservar o carinho pela Escola masculina do Corgo (urge manter e realçar a toponímia antiga), esperava-se que o desenraizado poder camarário respeitasse o futuro de Bustos, instalando aí a herdeira da primeira Biblioteca Fixa (n.º 26) da Fundação Calouste Gulbenkian.
O Presidente da Câmara ao assinar a guia de marcha para um ghetto, criou uma casa mortuária para a Biblioteca Pública. Mesmo que sua excelência gaste uma verba avultada na promoção e vitalidade da nova casa, o futuro dessa antiga Biblioteca será transformada numa Biblioteca Escolar (que qualquer escola tem direito a tê-la e ser dinamizada pela biblioteca municipal).  
Apelo às forças moderadas do colégio da Câmara que proponham e aprovem a inventariação da Biblioteca agora feita prisioneira de um apetite governativo e que o espólio seja conservado até que chegue o dia da ressurreição.
Infelizmente não irá para o espaço que agora merecia ir, por direito histórico.


Nota 1):  A Biblioteca de Bustos está aberta a meio tempo. Presumo que a Vereadora da cultura, que por acaso é de Bustos, deve ter apresentado várias propostas no sentido de  manter aberto este Serviço
.  
Nota 2) Em agosto a Biblioteca deveria estar aberta para atender à procura local e da emigração ou visitantes. Mas isso será deveras complicado de entender. 
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário