28 de dezembro de 2009

BUSTOS - VALETAS PARA O PARQUE DA JUNTA procuram-se

.

.

O Parque da Junta de Freguesia de Bustos vai ser um sinal de gerência de abandono. No início era o “green” de 9 buracos de minigolfe, era equipamento para os confins da idade do homem [publicidade a preceito circulou pelos membros da assembleia]; era parque de merendas; era anúncio "à boca calada" do porco no espeto para a inauguração.
Era...


A tudo a «ribeira? de Bustos» (in Arsénio Mota) assistia, bem controlada pelo encanamento.

Entretanto a chuva cai. A água cumpre a viagem. O destino é o mar salgado pelas ilusões.
Mas, teimosamente, o poço, verdejante incha com tanta água. E resolve expulsar a que tem a mais. Interroga-se para onde. Sorrateiramente, a água, pingo atrás de pingo, gota a trás de gota, decide invadir o areão e atirar-se à «ribeira? de Bustos». Encontrado o rasto, fica desenhada mais uma fieira a pedir valeta de drenagem.
As piscinas, furtivamente geminadas na fronteira do Parque da Junta de Freguesia não trazem incómodo, são espelho de água e que até dão uma certa beleza ao espaço do green.
O Parque da Junta de Freguesia de Bustos, que se antevia ser o orgulho da despedida, vira engulho para o novo mandato.
Tudo é relativo.
Pois.
___
Pf. não façam muito barulho que o Polidesportivo está a dar descanso ao maltratado-“piso” - que apenas foi piso para amostra...

4 comentários:

  1. Milton Pires12:45

    O parque está instalado em zona de nível freático alto pelo que é inevitável o que está a acontecer. Mas não é nada que não se vá resolver com a conclusão dos trabalhos (espero eu).

    Mas o mais relevante deste post, e nada é escrito acerca disso, é a evidência da péssima qualidade da nossa água subterrânea. A verdejante superfície do mesmo e o quase verdejante rasto da água até à ribeira, atesta claramente da má qualidade da água.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Micaelo Ferreira11:01

    Milton Pires escreveu:
    “O parque está instalado em zona de nível freático alto pelo que é inevitável o que está a acontecer. Mas não é nada que não se vá resolver com a conclusão dos trabalhos (espero eu).”
    Resposta ao comentário: Não seria inevitável o que está a acontecer se as condições do terreno tivessem sido convenientemente avaliadas. Até Milton Pires deu o alerta num primeiro comentário, pelo uso do calcário que foi compactado por cimento, impedindo a drenagem.
    Era previsível que a inundação iria acontecer, conforme comentei em 09.06.09 – ‘Bustos [via Câmara Municipal] – Lazer ao Centro’
    “Não deixo de estar apreensivo com o provável aparecimento de outros problemas, se não houver uma intervenção atenta na margem esquerda da vala. …
    E em 05.10.09 – ‘Campo de minigolfe da Junta de freguesia de Bustos – sem anúncio, não há inauguração.’ Contém a premonição:
    “Mesmo sem ter havido as esperadas inaugurações oficiais o Parque da «Ribeira de Bustos» merece ser visitado, antes das grandes chuvadas …
    ---
    E há um ponto que não foi tocado. O estado do terreno que suporta a relva.
    Porque não fazer uma visita ao green, para avaliar o estado do piso?
    A drenagem inferior do terreno merecia ser estudada. Agora venham os remendos… mas em tempo seco para não atolar as máquinas.

    Milton Pires, também será natural o aparecimento dos “espelhos de água” ou ‘piscinas’ em resultado da acumulação da água da chuva que não encontra escoante? Sugiro que passe por lá e aprecie as «piscinas». Estas não resultam do nível freático elevado.

    A obra foi feita à pressa para chegar à meta antes das eleições. O mesmo já tinha acontecido antes com a qualidade do piso do inactivo Polidesportivo.
    A estória repete-se, “para bem da terra”.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  3. Milton Pires12:51

    É verdade o que ambos escrevemos nos dois comentários anteriores relativamente a pormenores de execução mas em minha opinião a Obra ainda não foi feita. As obras acessórias do parque de lazer forma feitas à pressa; o parque em si, está muito longe da conclusão...

    Por exemplo, as condições da envolvente ao Parque Infantil exigem a conclusão da obra.

    ResponderEliminar
  4. Milton Pires.
    Bem. Foi é passa à história como "obra do ocaso". Até parece que foi comandada à distância. O azar foi que os inertes aplicados foram incapazes de esconder as mazelas. Veja-se os remendos que foram feitos. O tubo de plástico cor de laranja que pouca prestação irá ter - nas condições actuais e o tubo de plástico cinzento escuro que vem de uma propriedade vizinha. Reafirmo. a obra foi para encher o olho para os propagandistas do slogan 'para o bem da nossas terra'. Quanto ao Parque Municipal - o da margem direita. É outra história. Há pelo menos um aspecto que merece apreciação. Houve o cuidado de recolher a camada de solo com apetência para uso na agricultura ou jardinagem.
    O parque infantil, pertencendo a outra entidade pública e de outro partido, não está sujeita aos obstáculos do parque da Junta. Até porque não tem tanta água a enfrentar.
    Foram cometidos erros desnecessários. O actual presidente da junta que feche a porta...

    ResponderEliminar