O ano’09 horribilis está a fechar a tenda com duas boas notícias entre uma escolha de uma estreita mostra.
A primeira foi anunciada por Milton Pires: “Após reclamação do Agostinho Pires, a caixa de correio foi reposta no seu local!”
E a segunda, foi a última sessão da Assembleia de Freguesia de Bustos ter decorrido com a bênção da unanimidade unânime, segundo a leitura de “Assembleia de Freguesia: as primeiras impressões, 29.12.09, de óscardebustos. Assembleia que será comentada em outro local.
…
NB tem-se oposto à tentativa de o serviço dos «CTT» pretenderem transitar para a esfera da Junta de Freguesia. Bustos tem-se acomodado. A Junta de Freguesia não tem mostrado força reivindicativa para exigir a permanência da estação. E a majestática empresa dos CTT aproveita a fraqueza da Junta de Freguesia.
Uma machadada nos utentes da estação ocorreu na prestação a meio tempo do serviço no período de Verão. (1) A ignorância dos CTT era tal que aconselhava os utentes a servirem-se dos CTT da Mamarrosa. Os CTT desconhecem que os habitantes da Azurveira estão mais perto da Palhaça. Os CTT desconhecem que até Ouca serviu Bustos …
Paralelamente ao fecho parcial, acontece o desaparecimento da caixa do Correio instalada junto a ’O Barrilito’. A afronta dos CTT foi sentida em silêncio. E lamentos. "Então agora tenho de ir à estação?”.., ‘Porque tiraram a caixa?’ Explicações? Ora ora…
NB em 2 e 3 do 11 ergueu a sua voz. Das ‘forças vivas, nem uma brisa se notou.
Entretanto Manuel Agostinho Pires faz sentir em toda a rosa-dos-ventos a força da sua indignação. A resposta não foi na volta do correio, mas quase.
A Caixa Postal do ‘Correio’ foi reposta… sem pompa.
…
Por conhecimento directo,para cartões da UNICEF de boas festas adquiridos já não havia envelope correspondente. É sinal que esgotou. Também se pode inferir que a estação dos CTT de Bustos não tem tão pouco movimento como se pretende propalar.
A Junta de Freguesia não deve embarcar no canto da sereia dos negociadores dos CTT. Bustos tem de honrar o património vivo conquistado a pulso pelos cabouqueiros da ‘querida estação’.
Agora que a unanimidade é unânime na Assembleia de Freguesia talvez se construa um escudo protector para que a nova Junta de Freguesia possa defender a permanência da Estação dos CTT, mesmo que o blá blá blá saído dos gabinetes da união europeia legislem ou tenham legislado no sentido de sacrificar as populações, transferindo o serviço para privados.
Não se pode esquecer que os CTT instalaram autênticas lojas de livros, de papelaria e de discos [CDs] em concorrência com o comércio local. Por acaso pagam alguns impostos às autarquias onde exercem essa actividade comercial?
Uma conclusão.
‘O Barrilito’, leia-se Manuel Agostinho Pires, ensinou o caminho a usar na defesa dos direitos da comunidade...
Haja foguetes em dia de S. Silvestre – o último santo do ano que autoriza a folia da boa saída de 2009 e melhor entrada em 2010.
--
(1)(2) http://noticiasdebustos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
aqui ... aqui
________
sergio micaelo ferreira
Depois de ter lido esta notícia, penso que a verdade dos factos sobre a recuperação da caixa do correio instala junto a “O Barrilito” deverá ser questionada ao Sr. Agostinho Pires, visto ele saber realmente como e quem resolveu a situação.
ResponderEliminarJá agora gostava saber a verdade, como foi resolvido e quem realmente entreviu perante os CTT.
ResponderEliminarA reclamação do Sr. Agostinho Pires foi dirigida ao Provedor dos CTT, com conhecimento à entidade reguladora - ANACOM - à J.F. de Bustos e à C.M. de Oliveira do Bairro.
ResponderEliminarPara completar a notícia dada anteriormente posso acrescentar o seguinte: tenho uma amizade muito antiga com o senhor Agostinho Pires para além de ser também cliente do “O Barrilito” e em conversa com ele posso confirmar que efectivamente após desaparecimento da caixa ele também se deslocou a Junta de Freguesia onde colocou o problema pessoalmente ao actual Presidente da Junta e foi o Presidente da Junta que trato de todas as diligencias até conseguir a reposição da mesma, esta situação poderá ser confirmada com Sr. Agostinho.
ResponderEliminarTenho conhecimento que também outros Bustuenses manifestaram, por escrito, o seu desagrado junto das entidades competentes.
ResponderEliminarÉ de ressalvar esta combinação de esforços.