31 de julho de 2007

Cantábus anima Bustos dia 12 de Agosto


No próximo dia 12 de Agosto irá ter lugar, em Bustos, mais uma edição do Festival Bienal de Música Tradicional - Cantábus. A organização é da associação Orfeão de Bustos e segue o espírito que deu origem a este evento em 2005. O encontro de grupos que se dedicam á promoção e reinterpretação da música tradicional portuguesa, a apresentação de quadros etnográficos da região e a apresentação, pelo grupo anfitrião Cantares Populares de Bustos, de um tema de recolha local especificamente preparado para o evento, constituem assim as bases de preparação deste festival.

Este ano o tema etnográfico apresentado no desfile que será feito desde o largo da feira de Bustos, pela Rua Jacinto dos Louros, até ao adro da Igreja, será a ida a Romarias como o S. Tomé de Mira, à N* Sra de Vagos ou à Sra. da Ascenção do Buçaco. Para apresentar este trabalho de reconstituição da ida à romaria como nos princípios do séc XX pediu-se a colaboração através da apresentação de testemunhos aos idosos da Sta. Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro e da ABC Bustos, a quem desde já a associação Orfeão de Bustos apresenta os respeitosos agradecimentos. Foi também pedida colaboração ao Rancho de Santo António de Vagos e ao Grupo Etnográfico de Portomar. Este tipo de colaboração que a associação Orfeão de Bustos, em parceria com a Dra. Maria Clara, tem solicitado irá certamente contribuir para a apresentação de um trabalho de rigor a apresentar no próximo dia 12 de Agosto, pelas 15:15 horas.

Em termos musicais o festival contará este ano com a presença dos SempraBombar, grupo de bombos de Cordinhã (Cantanhede), com os Gaiteiros dos Popularis (Anadia) e ainda com os seguintes grupos de Cantares Populares: Ventos da Ria (Estarreja), Cantares do Vouga (Sever de Vouga), Cantares do Moinho (Oliveira do Bairro) e os Cantares Populares de Bustos.

A particularidade deste festival é ainda o facto de o mesmo estar integrado nos festejos em honra do S. Lourenço de Bustos, estando a própria comissão de festas de 2007 em parceria com a associação Orfeão de Bustos a apoiar esta iniciativa, cabendo a ambos a apresentação de outras apetecíveis atracções como porco no espeto, bebidas, petiscos e docinhos.

No próximo dia 12 de Agosto aguarda-se então uma tarde de domingo de aberto convívio e homenagem às nossas raízes musicais e à etnografia, onde a população local já está plenamente envolvida e se aguarda a visita de todos os interessados por estas temáticas.

Regina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário