17 de junho de 2007

A Piscina

Apesar dos meus 9/10 anitos ainda recordo a inauguração da piscina, toda engalanada com luzes e papéis coloridos, como se fosse uma festa popular. O povo rodeava a sebe circundante e viveu entusiasmado a disputa dos nadadores (penso que do Galitos e Recreio de Águeda, pelo menos).
Com a piscina veio a Associação Académica de Bustos, cujos atletas ali praticavam e onde muitas provas foram disputadas. Um dos bons nadadores foi o James.
A par dele, tantos outros: o nosso Domingos alfaiate, bom nadador de “crawl”, mas que não atinava com os limites das pistas, o Vitor (bruços e mariposa) e o Gute (ambos filhos do Sr. Dário, fotógrafo e antigo pugilista, que vivia nos anexos da casa do Visconde), Feliciano, Carlos, Beto, o meu irmão, eu, o Leão (prof. universitário em Lisboa), o Horácio, o Rui Sérgio, o Zé Tribuna.
Estes 2 últimos, estudantes universitários em Lisboa, vieram a ser atletas de renome, tendo o Zé Tribuna sido internacional de andebol, creio que pelo Sporting, mas também pela selecção nacional.
O empenho do Horácio (filho do velho Vitorino) foi determinante na dinamização da natação e doutros desportos, como foi o caso do lançamento do dardo e do peso. A ele se deve também a criação da efémera associação, cuja acção se perdeu com a ida dele para Angola.
Foram tempos únicos, irrepetíveis, verdadeiras pedradas no triste e pobre charco que era o país nos finais dos anos 50 e princípios de 60.
A nossa Aldeia deve ter sido um caso único no Portugal daqueles anos. Sobrava ainda tempo para trabalhar os campos no duro, emigrar e… lutar contra a ditadura.
Será que apenas sobram recordações desse passado ímpar?
*
oscardebustos

2 comentários:

  1. Onde ficava esta piscina?

    ResponderEliminar
  2. Ficava nas traseiras do café/restaurante do Kim Tavares. O actual proprietário do prédio (aliás, prédios), Rodolfo dos Reis, reformulou a piscina, que passou a ser bem mais pequena.
    A piscina tinha 2 pranchas de salto, de que se vê na foto a mais alta. A mais baixa ficava ao lado e era uma prancha de saltos em madeira.
    Antes do 1º plano da foto ficavam os balneários.
    Para a época era uma boa piscina, com cerca de 20m, já que as melhores do país tinham 25m.
    Muitos km em redor só havia piscina em Aveiro e vinham cá treinar os nadadores de Águeda, que apenas tinham uma piscina improvisada em pleno rio Águeda, flutuante, se bem me lembro.
    Lembra o Sérgio Micaelo que o eng.º Pato trouxe uma equipa de natação do Recreio de Águeda à inauguração e que o Manuel Alegre (então estudante em Coimbra) fez parte dessa equipa. O Dr. Assis trouxe uma equipa da Académica de Coimbra, à custa de ter sido director da AAC.
    A festa da inauguração foi abrilhantada pelo conjunto musical "Libórios".
    Custo da entrada: 2$50.
    A inauguração foi um grande êxito popular.

    ResponderEliminar