4 de maio de 2014

FEIRA DA HORTA NO IPSB - 3ª edição

 Recebemos, do Gabinete de Comunicação do IPSB, a solicitação para divulgar a sua III Feira da Horta. A julgar pelo sucesso das edições anteriores vale a pena sair de casa no próximo sábado à tarde. A entrada é grátis, obviamente.
O Notícias de Bustos sabe que este ano há novidades no domínio da etnografia. A "nossa" Clara Aires anda, obviamente, "a fazer das suas" e parece que desta vez vai haver representação de uma sementeira com vaca a puxar charrueco e tudo...
Promete. Vamos visitar e participar!

"À semelhança dos anos anteriores, o Grupo de Biologia vai realizar a Feria da Horta que vai, desta feita, para a sua 3ª edição.
Este ano realiza-se no dia 10 de maio (a partir das 13:30h).

A III Feira da Horta tem por objetivo global realçar a importância da Sustentabilidade, começando, ao nível local, por:
- promover a utilização de produtos naturais na alimentação diária, com especial incidência nas frutas e legumes;
- reforçar, junto dos jovens, a importância do cultivo, em terreno próprio, de produtos de subsistência,
enquanto meio de promover a qualidade alimentar e a Sustentabilidade da economia familiar;
- estimular o estreitamento de laços de proximidade nos agregados familiares, entre famílias e entre a
comunidade em geral e a escola, com ênfase na recolha dos saberes das pessoas mais experientes;
- estimular, na comunidade, o recurso às feiras tradicionais da região, enquanto elementos promotores da Sustentabilidade local;
- reforçar a importância das pessoas mais idosas na dinâmica do tecido social atual;
- dar a conhecer, aos jovens, tradições do tempo dos seus avós e bisavós, relativas aos mercados da aldeia.

Para a concretização destes objectivos convidamos as famílias dos nossos alunos, com ênfase especial nos avós (à semelhança do que fizemos na 1ª e 2ª edições), a vir à escola com uma mostra dos produtos de artesanato ou produtos naturais que cultivam e que utilizam na sua alimentação, ou outros, exclusivamente de produção própria, e/ou seus derivados. Em espaço previamente reservado para o efeito, os avós e seus netos venderão esses produtos aos visitantes da feira. Pedimos que utilizem suportes tradicionais para mostrar os seus artigos (cestos e canastras de vime, esteiras de tabua...) e que pratiquem os mais basilares Princípios do Comércio Justo:
- O respeito e a preocupação pelas pessoas e ambiente, colocando as pessoas acima do lucro ;
- A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da proteção ambiental e da segurança económica);

Haverá animação cultural (música, danças e jogos tradicionais, atores em recriação de quadros etnográficos, bem como personagens alusivos à feira tradicional atual) e uma tenda com febras, doces, pão fresco, chá e limonada para o lanche, e os cobiçados pães com chouriço feitos na hora!
Esta é uma das iniciativas do nosso plano anual de atividades que mais materializa a missão do nosso Projeto Educativo e que mais incorpora o alcance do nosso mote: “Escola sustentável, escola com rosto para a comunidade”.

Aqui está um resumo da feira do ano passado. 
https://www.youtube.com/watch?v=puFCFFbxggc


Sem comentários:

Enviar um comentário