12 de maio de 2014

MENTES CONVERGENTES:”PENSAR O MUNDO E AGIR LOCALMENTE”


“Pensar o mundo e agir localmente”, esta a motivação que levou  João Nuno Duarte Pedreiras, nascido em 12 de Outubro de 1989, a fundar a Associação Mentes Convergentes de que é presidente de direção.
Estudante de Arquitetura, em Coimbra, atualmente a fazer o Mestrado, desde muito novo que João Pedreiras se interessa pelas questões da cultura. Tinha 15 anos quando começou por juntar um grupo de pessoas unidas em torno da ideia da recuperação do Cine Bustos. A juventude de todos levou, naturalmente, a que esta primeira experiência pró associativa não tivesse consequências. Mas João Pedreiras não desistiu, bem pelo contrário, foi consolidando a ideia de que são as “Associações que fazem a sociedade”

O projeto de voltar a dar vida ao Cine Bustos morreu de vez no dia em que, ao visitar   o edifício, João Pedreiras deparou com a mais completa destruição. Tudo tinha sido arrancado do seu lugar, já nem os fios elétricos resistiam dentro das paredes: “Chorei ao ver aquilo e conclui que naquele estado não valia a pena continuar a pensar em recuperar a sala de cinema.”
Entretanto começou a juntar um novo grupo (“sem vícios associativos”) dando início a um novo processo associativo que culminou, em 11 de Setembro de 2012, com a constituição da Associação Mentes Convergentes. Algumas dessas reuniões decorreram no palacete de Bustos, propriedade da ABC .Ao verificarem que as instalações estavam sem função e ao saberem da próxima saída da biblioteca decidiram encarar o projeto de voltar a dar vida ao palacete ali criando um espaço de exposições temáticas, uma sala para exibição de filmes e eventos múltiplos, ateliers criativos, etc. As valências de residência artística e de criação, assim  como espaços de coworking, integravam ainda a proposta da Mentes Convergentes. A cedência gratuita do edifício, depois da fase de lançamento do projeto, seria avaliada ano a ano, de  forma a que os associados da ABC pudessem  decidir o seu prolongamento, ou não, em função do trabalho desenvolvido. A recuperação do prédio iria sendo feita paulatinamente já que o seu estado, afirma João Pedreiras, não impediria a sua imediata utilização.
Esta proposta esteve em discussão numa assembleia geral da ABC realizada em setembro de 2013, mas foi recusada pelos sócios presentes (8 votos contra, 2 votos a favor e uma abstenção).

João Pedreiras, sem contestar o veredicto, lamenta não ter a oportunidade de lançar um projeto que já foi experimentado com êxito (A Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, é um magnifico exemplo da recuperação de um palacete aliada à sua dinamização artística e cultural) tanto mais, sublinha, quando o que está em causa é mais do que um simples edifício, “é o centro da vila de Bustos que está moribundo.”  Também por isso segue atentamente a discussão em torno do futuro a dar ao palacete e de que forma esse projeto poderá ajudar a dinamizar todo o centro da vila
Mas a Associação Mentes Convergentes não desistiu dos seus propósitos de intervir culturalmente no concelho pelo que tem a intenção de criar um pólo de formação cívica e cultural. Os debates, concertos e exposições continuarão a integrar o programa de atividades associativas, assim como a busca de um espaço onde possam desenvolver os seus projetos.

A escola da Quinta Nova, devoluta após a abertura do novo Pólo Escolar, foi outro edifício visado pela Mentes Convergentes. Mas como o Orfeão de Bustos manifestou igual pretensão a Câmara acabou por decidir a partilha, ficando o Orfeão com duas salas e a MC com uma. “Ficámos com uma sala de aulas o que é curto para o que pretendemos fazer. É apenas um espaço para arquivo e reuniões.”
As atividades artísticas e culturais, a programação cultural, são hoje um interesse dominante na vida de João Pedreiras. Curiosamente sua intervenção cívica local iniciou-se com uma breve incursão pela política. Integrou a lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia nas eleições de 2009, chegando a ser deputado. Mas hoje confessa que não voltará a repetir a experiência. Diz que não nasceu para ser um cão de fila, preferindo ser um “cão que não conhece o dono”.

BC



ASSOCIAÇÃO MENTES CONVERGENTES
Rua das Coladas
3770 Bustos, Aveiro, Portugal

Telefone:926 000 912
E-mail: mentesconvergentes@gmail.com
Site:http://www.mentesconvergentes.pt/

Associação para o Património Cultural
Promoção e desenvolvimento de actividades culturais, de defesa e promoção do património cultural e o estudo, divulgação, salvaguarda e desenvolvimento do património arquitetónico e urbanístico.
Descrição
A Mentes Convergentes, doravante designada por MC, é constituída por um grupo multidisciplinar, jovem e apartidário, tendo como âmbito o desenvolvimento cultural e a preservação do património.
A MC surge motivada pela assunção de um imensa lacuna cultural e aspira colmatar esse espaço com espírito de missão e assertividade dialogante.

Informação geral
MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL:
Presidente: MARCO ANDRÉ DOS SANTOS FERREIRA; Secretários: MARLENY FÁTIMA DOS SANTOS FERREIRA e PEDRO MIGUEL DE JESUS NETO DIAS.

DIREÇÃO:
Presidente: JOÃO NUNO DUARTE PEDREIRAS; Vice-Presidente: ANDRÉ MIGUEL DA SILVA FERREIRA; Secretário: JOANA BEATRIZ CARRIÇO DE OLIVEIRA; Tesoureiro: LUÍS CARLOS DA SILVA TRIBUNA; Vogais: DAVID CORREIA MARCO, RICARDO MOREIRA BATISTA e DANIEL DOS REIS ALMEIDA.

CONSELHO FISCAL:

Presidente: MÓNICA ROSA ALMEIDA SILVA; Vogais: JOSÉ FILIPE OLIVEIRA GRANJO e RICARDO ALEJANDRO DIAS FERREIRA.

Sem comentários:

Enviar um comentário