26 de julho de 2012

ATLETAS ANGOLANOS ESTAGIAM EM AVEIRO E NA PRAIA DE MIRA, SOB ORIENTAÇÃO DE RICARDO ESTEVES.



 Felismina Cavela e Manuel António são dois atletas Angolanos que irão participar nos Jogos Olímpicos de Londres, na modalidade de atletismo, na corrida de 800m, e que estiveram recentemente a estagiar em Portugal.
Felismina Cavela, Ricardo Esteves, Manuel António 
Na véspera de viajarem para Portugal, ambos os atletas se sagraram campeões Angolanos da especialidade, com marcas apreciáveis, de 2min10seg, no caso de Felismina Cavela, e de 1min50seg obtido pelo Manuel António.
Seguiu-se um período de apuramento final da forma, em estágio realizado repartidamente na Praia de Mira e na pista de atletismo da Universidade de Aveiro, orientado pelo professor Ricardo Esteves. 
As sessões de corrida contínua foram realizadas na ciclovia da Praia de Mira, devido às excelentes condições que oferece, em relação à segurança, condições do piso e da sombra que a mata proporciona, preciosa nesta altura do ano em que é verão em Portugal.
O treino específico de pista foi realizado na cidade de Aveiro, no local de treino do grupo de atletas orientados por Ricardo Esteves e onde foram também submetidos a testes regulares de avaliação fisiológica.
Terminado o estágio de preparação final, os atletas viajaram para as olimpíadas na quarta-feira, dia 25 de Julho, de modo a estarem presentes na cerimónia de abertura, que será já na próxima sexta-feira, às 21:00H locais.
Depois, o primeiro a entrar em competição será o Manuel António na terça-feira às 10:30H e dois dias depois, na quinta-feira, será a vez de Felimina Cavela, às 11:30H.
Alexandre João, Ricardo Esteves, Severino Vicente, Francisco Caluve
(Aveiro –  Hotel Arcada, ao fundo)
Ambos os atletas partiram com a ambição de superarem os seus records pessoais e eventualmente baterem mesmo os records nacionais angolanos, caso se reúnam as condições ideais em prova. É de realçar ainda que ambos os atletas têm uma grande margem de progressão, face às suas idades, que no caso de Felismina tem apenas 19 anos e o Manuel tem 23.
No aeroporto de Lisboa os atletas olímpicos cruzaram-se com um grupo de compatriotas da selecção nacional, que chegaram para um estágio de 3 meses, orientado também pelo professor Ricardo Esteves, e que terá como objectivo a participação nos campeonatos do mundo de meia-maratona.
O grupo de atletas fundistas é constituído pelo jovem Severino Vicente, de 20 anos, referenciado com melhor marca pessoal aos 5.000m de 14min35seg, Francisco Caluve, de 23 anos, 14min11seg, e Alexandre João de 28 anos, e também 14min11seg.
Os trabalhos de preparação irão decorrer pelas estradas da mata das Gafanhas, onde irão realizar os treinos de corrida contínua. Na pista da Universidade de Aveiro irão realizar os treinos específicos e avaliações fisiológicas.
Estão previstas algumas competições preparatórias a realizar em Portugal, tendo maior importância a participação na meia-maratona da cidade do Porto.
(Ricardo Esteves)

Sem comentários:

Enviar um comentário