7 de março de 2010

PARÓQUIA DE BUSTOS COM 85 VELAS ACESAS



A criação da paróquia [de São Lourenço] de Bustos demorou mais uns cinco anos [criação da Freguesia de Bustos – 18 de Fevereiro’1920 – e da eleição da primeira Junta de Freguesia – 9 de Maio’1920 –] decerto por influência, até certo ponto, da propaganda anticlerical e política que agitava os ambientes da época, inclusivamente os rurais. Acabou por ser decretada em 7 de Março de 1925",[pelo Bispo-Conde da então Diocese de Coimbra].

in Arsénio Mota, Bustos – elementos para a sua história, edição da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos [ABC], 1983.

1 comentário:

  1. Os graffiti do Altino retiram alguma riqueza à foto, que me
    parece dos anos 50. Julgo identificar alguns personagens. Ou é a neblina dos anos que distorce a minha visão da história?
    Há uma avó com um bebé vestido de branco ao colo, o que parece apontar para um baptismo em dia de festa.
    Sou do tempo em que havia dois coretos no velho largo, como mostra a imagem. E vendas de cavacas e outras doçarias (a balança em baixo pesava o quê?).
    Falta a mesa do jogo de azar, uma espécie de roleta com números em que se apostava e que eram sorteados por um dado que o velhote (deficiente motor) chocalhava num caneco de lata e despejava na mesa.
    Quem se lembra, antes que o esquecimento tome conta de nós?
    A imagem tem muito que se lhe diga e faz lembrar um filme dos anos 60, de seu título "Blowup", que significa ampliação.
    Ampliemos a imagem e disfrutemos os pormenores.

    ResponderEliminar