25 de março de 2010

POESIA PASSEOU POR BUSTOS

.. Tarde do dia 19 (sexta-feira), 15H00, Biblioteca de Bustos. Na transição dos botões de inverno para as flores da primavera, Rosinda de Oliveira, autora e dinamizadora do Grupo Cultural da Mamarrosa, deu voz e calor à Poesia. Uma tarde diferente para os amigos que puderam partilhar os momentos proporcionados pela programação da “Semana de Poesia” Municipal.



Merecem ser assinalados os contributos de Prazeres Duarte na organização e decoração emprestada ao evento; e de Clara Aires Guitas, porque lá de longe, endereçou convites de Seca a Meca.

Soube a pouco, ressoou o eco.
*

SOLIDÃO COM VIDA

Há quilos e quilos de solidão
em cada metro do teu olhar …
Há rios e rios de escravidão
em cada fluir do teu pensar…
Mas vem, as estrelas escorrem
ouro
nas pétalas da nossa rua por
desvendar
e as papoilas cobrem de prata
as raízes d’açucenas aqui aos
pares…
Vem, não tenhas medo,
não fujas da solidão,
o sol ainda vai brilhar
e as pedras ainda vão dar pão!

in Rosinda de Oliveira, VIAGEM DENTRO DE MIM, (UNIDADES DE INCIDÊNCIA. SUFOCOS.), Edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 2001.




(imagem composta pelo editor)


--
SOLDADO – 2

Pesadas eram as botas
Que o soldado trazia
E o capote cinzento
Nas noites de invernia.
Alguém gozava
Enquanto ele sofria.
E quando ele chorava
Alguém ria.
Um dia o destino o levou
Para onde ele não queria
Para uma guerra que sonhava
Mas não via.
Uma bala trespassou
O soldadinho que gemia
O soldadinho que morrera
Com as botas que trazia …

Bustos
20. Maio.1969

in Carlos Luzio, Pescador de Sonhos – Poemas de Guerra, edição póstuma, 2005.
---


CONFISSÃO (a)

Poesia, és o grito que em mim corre
Sobressalto de sonhos e fantasia
Faz de mim o teu refúgio
E eu te darei a voz e um coração que sente
Para pintares o que se estende em meu redor
Tornar-me-ei tua serva se quiseres
Porque sei que sem ti eu sou vazia.
*

- Marineide Simões dos Santos\Canto e Amanhece\Poemas\Edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro\1ª Edição\Março 2009,

(a) Copiado de
http://noticiasdebustos.blogspot.com/search?q=Marineide

Sem comentários:

Enviar um comentário