6 de novembro de 2005

FERREIRA DA SILVA - A HOMENAGEM QUE TARDA


(Centro Recreativo de Instrução e Beneficência)

“… grande Bustuense, o Senhor Manuel Ferreira da Silva. Digo grande Bustuense, porque só uma pessoa dinâmica e bairrista de alma e coração como ele foi, podia fazer, nos anos trinta, a obra que tornou conhecida a nossa terra para além das fronteiras do Concelho de Oliveira do Bairro,...” In Maria Nazaré Costa Maia, O Destino, Fevereiro 2002.

Com alguma persistência, é reivindicada a mais que justa Homenagem a Ferreira da Silva, só que a “petição” tem batido em ouvidos moucos. E o alvitre tem surgido de vários quadrantes de opinião. É o caso de Maria Nazaré a questionar: “… nem uma simples homenagem lhe foi feita enquanto vivo. Agora que já não se encontra entre nós, porque não atribuir o seu nome a uma rua ou pensar num busto que perpetue a sua memória?” (pg.98).
...
O que eu espero, não vem (Miguel Torga)

srg

4 comentários:

  1. Anónimo11:53

    Ainda era pequeno quando entrei no Salão de Bustos pela mão de uns primos meus, antes de ser remodelado, e gostei muito. Pelos anos fora frequentei os bailes e as sessões de cinema como se aquele lugar fosse o centro do mundo, pelo menos para mim era. Saudades!! Infelizmente chegou alguém com novas ideias e com uma gestão desastrosa a acompanhar. Desmantelou a sala de cinema e acabou com os bailes 'abrilhantados'. Acabou um ponto de referência de Bustos. É a vida....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:35

    A grande questão não é a da homenagem, por mais merecida que seja. A grande questão é o que fazer com estes espaços, hoje ao abandono.
    Não seria possivel a Câmara Municipal estabelecer uma pareceria com as associações de Bustos, nomeadamente o Orfeão, para que o espaço fosse alugado e dinamizado culturalmente?

    A grande questão é o que fazer com o cinema e com o salão de bailes? Ter equipamentos culturais e não os utilizar é um crime.
    A grande questão não é o passado, mas o presente e o futuro.
    O que vamos nós fazer com o único cinema do nosso concelho? Ora aqui está um grande tema para este blogue. Vamos agitar as águas?
    Esqueçam as homenagens por uns dias, pode ser?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:54

    Discordo um pouco. A melhor homenagem será, realmente, a reanimação do salão. Mas cinema já não dá... Bailes não parece ctividade «cultural» digna do nome... Assim com está, não deixa ninguém a brilhar. A homenagem a Manuel Ferreira da Silva talvez pudesse ser o início de uma ressurreição, quem sabe?! Eu lembro a obra e o homem no livro «Bustos do Passado», querendo homenageá-lo. Estou por isso, venham mais amigos!

    ResponderEliminar