4 de outubro de 2010

Troviscal da Banda evoca o “5 de Outubro”

O interdito em vez de fragilizar a Banda do Troviscal, pelo contrário, provocou a ascensão do nível dos seus executantes dirigida pela sábia batuta do seu Fundador – o Prof. José d’Oliveira. A Banda, sempre apoiada pelos republicanos, foi um esteio inexpugnável no combate anticlerical que atravessou quase toda década dos anos vinte. Em consequência da qualidade da sua actuação em grandes certames, e do despertar da população local para a arte da Música, liberais do Troviscal decidem construir um ‘centro atractivo’ (1) onde a sua Musica pudesse ser apreciada, onde pudessem ocorrer outros espectáculos, bailes, onde os republicanos pudessem reunir, instruir, onde pudessem materializar o seu ideal consignado na Liberdade, Trabalho, Fraternidade, Igualdade e Justiça.

A 25 de Outubro’1924 é firmada a escritura em que a sociedade ‘adoptou a denominação de Assembleia Republicana Instrução Recreio e Beneficência [ART], cujo objectivo imediato era a construção da casa a ela destinada». As obras foram geridas pelos sócios Manuel dos Santos Ferreira, António Simões de Carvalho, José de Oliveira da Silva Briosa, João de Oliveira Neto e Adelino Augusto de Macedo».

O edifício seria inaugurado a 15 de Novembro de 1925, pela ocasião da celebração do 3.º “aniversário da interdição da filarmónica …” segundo o ‘Alma Popular’ de 31 de Outubro que anunciava a realização de “uma grande festa e conferência pública”e a primeira apresentação de “uma nova filarmónica”.

“Tomaz da Fonseca (ilustre escritor, director da Escola Normal de Lisboa e professor da Escola Normal de Coimbra) ” e anticlerical militante, após a chegada ao Troviscal em festa, «fez uma visita às escolas” onde constatou a falta de luz, de higiene e de espaço para acolher as crianças. O presidente da Sessão, Jaime Pato, seria incumbido de enviar telegrama ao Ministro da Educação a solicitar … “auxílio oficial construção urgente edifício escolar esta freguesia primeiro que neste concelho O. Bairro edificará”.
Um significativo telegrama ideológico de cariz laico também foi enviado ao dr. [Sebastião] Magalhães Lima ..."Povo do Troviscal. comemorando hoje terceiro aniversário sua emancipação espiritual, saúda a V. Ex.cia nobre defensor liberdade de consciência"

O prof. José de Oliveira foi saudado por Tomaz da Fonseca e Sarabando Rocha como um “exemplo raro de probidade intelectual que foi a emancipação espiritual celebrada solenemente no comício de há três anos” que aprovou a interdição do clero de exercer o seu serviço religioso no Troviscal.

No 5 de Outubro 1925, a Banda Escolar do Troviscal colaborou nas "«deslumbrantes festas» que tiveram lugar na capital"...
No centenário da implantação da República a União Filarmónica do Troviscal participa nas festas do 5 de Outubro na sua terra.
VIVA A REPÚBLICA!
*


(1) Os grafos assinalados entre aspas foram recolhidos em Maria Locádia Pato, Rio da Memória: A Banda do Troviscal, edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1997.
É também devido um agradecimento a Silas Granjo pelas informações prestadas.

Nota:
Pelo Salão da ART passaram muitos Bailes que ainda hoje fazem parte da memória. Mas para entrar o cidadão tinha de estar engravatado. Na falta de gravata, o porteiro estava prevenido e emprestava o indispensável adereço. Bustos, Mamarrosa, Troviscal , Samel, Campanas … estão no roteiro das grandes movimentações a pé, de bicicleta e mais tarde de motorizada.
...
o postal é da responsabilidade de ...
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário