6 de outubro de 2010

A melhor imagem da República

A celebração dos 100 anos da implantação da República iniciou-se em simultâneo com o hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho e na sede da Assembleia Republicana de Instrução, Recreio e Beneficência do Troviscal.
Como aconteceu por todo o país com as bandas que aderiram à iniciativa, às 10H30 o hino nacional foi tocado na sede do município pela Banda Filarmónica da Mamarrosa e pela União Filarmónica do Troviscal, nesta vila.
A comemoração teve dois momentos distintos, mas complementares: no Troviscal, uma palestra alusiva à República, proferida pelo prof. dr. António Pedro Vicente, a que se seguiu um concerto pela União Filarmónica; na Palhaça, a inauguração do Polo Escolar desta freguesia, bem inserida no contexto das 100 Escolas para a República.
Bem pode dizer-se que o Polo Escolar da Palhaça representa a excelência dos valores educativos pelos quais tanto lutaram os primeiros republicanos.
Trata-se duma construção exemplar,com 4 salas para o ensino pré-escolar e 6 para o 1º ciclo, estas com quadros interactivos (cada uma das salas de aula dispõe ainda de jardim exterior), biblioteca, sala de apoio à família, 2 salas de apoio a alunos com dificuldades, 2 laboratórios, gabinete médico, cozinha, refeitório, reprografia com serviços administrativos mínimos, ginásio, 3 recreios cobertos e amplo espaço exterior com campo desportivo polivalente.
Ao nível dos recursos humanos, são 6 os docentes do 1º ciclo, 2 de apoio e outro para o ensino especial, 2 educadores e 7 profissionais do corpo não docente.
Falta o melhor: são 112 os felizardos a frequentar o 1º ciclo e 42 o pré-escolar.
Eles, sim, têm razões de sobra para festejar.

Apetece citar António Gedeão, por sinal um excelente prof. de física e química que alguns de nós ainda conhecemos como Rómulo de Carvalho:
...
Vem tudo nos compêndios.

Então, meninos!
Vamos à lição!
em quantas partes se divide o coração?
__
- Poema do coração, de António Gedeão / Linhas de Força, 1967, edição do autor.
- Foto extraída do site da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário