18 de outubro de 2010

OS REIS FAZEM CARDEAL EM BUSTOS




No tempo do travão associativo, Bustos dispunha de duas associações com ampla inserção local: a União Desportiva de Bustos e a Mútua de Gado Bovino (s.e & o). A criação eufórica, mas bem-vinda, da Biblioteca Fixa (1) era uma excepção.


“O” União congregava jogadores locais e das povoações vizinhas, os jogos atraíam aguerridos e aguerridas aficionados da bola, os bailes da U. D. B. no Salão estavam sempre cheios e a camisola de Bustos era conhecida para muito além da vala o Sobreiro.

A Mútua de Gado contava com a solidariedade lutuosa para compensar o(s) dono(s) pela perda por doença de um ou outro bovino. Normalmente o cobrador deslocava-se de bicicleta e quando andava a recolher a “mutualidade” bastava dizer o nome do desventurado que tinha ficado sem o animal para receber a comparte.

Entretanto a construção da igreja do Corgo traz um novo élan a Bustos. A dimensão da diáspora de Bustos foi conhecida através das suas dádivas para a construção da Jóia da Freguesia.

Além do mais, construção da igreja do Corgo contribuiu ainda para a criação e enraizamento de uma tradição: o Cortejo dos Reis Magos.

Com mais ou menos plástico, com mais ou menos tecnologia, com mais ou menos arrebiques, com mais ou menos fuga ao passado o que conta é a perseveração do espectáculo de teatro de rua onde por surgem quadros que são autênticas surpresas. O da Lidénia, o Cristo e o Sol merece destaque. O fotógrafo, mesmo desconhecido, é outro artista que fixou um momento raro da representação...

O alfacinha Manuel Sol* tem pinta de cardeal . A Lidénia e o Cristo até parecem verdadeiros acólitos do 'cardeal' do lugar da Fonte da Barreira.

- - -

(1) A Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian (de Bustos) abriu em 18 de Fevereiro de 1961 com o empenho do então estagiário de Bibliotecas Itinerantes Arsénio Mota, só não fechou as portas mal nasceu, porque o Dr. Assis Francisco Rei garantiu mensalmente o pagamento da renda que se prolongou por vários anos. Uma realidade que ainda há bem pouco tempo foi ignorada. Os Irmãos Martins (Abel e Manuel) e a Prof. Zairinha bibliotecários que deram vida aos livros adormecidos também estão na galeria dos servidores da comunidade.

* também colaboraram na apresentação da foto: Fernanda Pardal, Sérgio Pato e L.O.C .

sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário