2 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO DO PÓLO ESCOLAR DA PALHAÇA MARCADO PARA 5 DE OUTUBRO

O concelho de Oliveira do Bairro integra o programa oficial de Comemoração do Centenário da República com a inauguração do Pólo Escolar da Freguesia da Palhaça. A inauguração está agendada para as 16h30, com a presença do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Dr. Fernando Medina. A nova escola da Palhaça é uma das 100 escolas que será inaugurada no dia 5 de Outubro, assinalando os 100 anos da implantação da República.

O Pólo Escolar da Palhaça abriu portas para o presente ano lectivo, no passado dia 13 de Setembro. Trata-se do segundo equipamento do género a entrar em funcionamento, de um total de oito projectados para o concelho, depois da abertura do Pólo Escolar de Oliveira do Bairro, no ano lectivo transacto. Um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros comparticipado pelo QREN. Um equipamento dotado de condições de excelência para acolher crianças do pré-escolar e 1º ciclo, com 6 salas do 1ºciclo, 4 salas do ensino pré-escolar, uma biblioteca, dois laboratórios, refeitório e cozinha. O ano lectivo arrancou com 6 turmas do 1º ciclo e duas salas de pré-escolar. A escola integra ainda um ginásio, um campo de jogos e um parque infantil para os mais pequenos.

Na apresentação oficial do programa das comemorações do Centenário da República, o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, explicava a acção que conjuga a inauguração simultânea das 100 escolas no feriado do 5 de Outubro: "É uma homenagem que prestamos a um dos ideais republicanos e uma das iniciativas da I República de alargamento da instrução e é a melhor forma de o País, que está a comemorar o seu Centenário da República, valorizar esse aspecto sinalizando a sua aposta na educação."

Sem comentários:

Enviar um comentário