4 de julho de 2008

HONRA A QUEM A MERECE

CRÓNICAS DE BUSTOS

HONRA A QUEM A MERECE

Já levam uns quantos anos, juntando-se uns Bustuenses para uma tarde de convívio. No princípio chamavam-lhe um convívio dos antigos alunos da escola de Bustos, o qual, era só para homens. Depois, começaram-lhe a chamar mais acertadamente Fórum de Bustos, para o qual já eram convidadas as damas.

Nos dois últimos recordaram-se os Ilustres falecidos, Pompeu Simões Aires e Eng. Manuel dos Santos Pato (Néu), com a atribuição de uma placa aos familiares.

No próximo 27 de Julho, o Fórum Bustos'2008 diz-se que o Dr. Jorge Nelson Simões Micaelo vai ser homenageado.

Ora, entregar uma placa no decorrer do almoço, não é uma homenagem ... é apenas um reconhecimento ou uma recordação.

O Dr. Jorge Micaelo continua a ser uma das pessoas mais destacadas da freguesia.

No decurso da sua vida:

. Foi o primeiro bustuense formado em Medicina; um dos fundadores e jogador dos Azuis de Bustos; alinhou nas escaramuças entre os canecas e os gavetas...

. Participou na fusão da União Desportiva de Bustos.

. Manteve longa duração no prestigiado Orfeão dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra; e por sínteses no Grupo Coral do Orfeão de Bustos.

. Fez política local e nacional durante o Verão Quente de 1975.

Saltando vários pedestais do seu currículo, a sua grande obra foi o de incentivar a compra do Palacete do Visconde de Bustos.

A construção das Obras Sociais à sombra do Palacete foi outro dos seus grandes pilares de acção, donde derivou a instalação dos Serviços de Saúde, Centro de Dia, 'creche', além de outras instituições.

Ao Homem desta envergadura é oportuna a ocasião para a realização de uma justa homenagem com a Pompa requerida pela Circunstância.

Será fácil elaborar o seguinte programa:

Solicitar à Direcção da ABC para içar as bandeiras no dia do Fórum Bustos'2008.

Uma hora antes do Almoço descerrar uma placa de agradecimento na fachada do edifício das Obras Sociais, posto que essa foi a obra pela qual o Dr. Jorge Micaelo tanto se desvelou.

A Comissão organizadora do Fórum deverá:

a) convidar o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e solicitar-lhe a atribuição da Medalha de Ouro do Município - pois foi um cidadão exemplar.

b) convidar os directores da ABC, da União Desportiva de Bustos e do Orfeão de Bustos para lhe atribuir placas de reconhecimento dos seus méritos.

c) propor à Junta de Freguesia de Bustos que o distinga pela sua acção condigna de Bustuense de eleição.

Este acto ainda que modesto, já poderá chamar uma homenagem. Outra coisa seria uma dívida para a nossa consciência.


No "Lustros de Bustos" (2005), fiz a seguinte manifestação:

"Honra lhe sejam feitas!...

Ainda que o Povo sempre insista,

Dos que nada fazem, sempre há queixas,

... Mas a obra está à vista!..."

Bustos, 2 de Julho de 2008

Ulisses O Crespo,

Cronista da Vila

12 comentários:

  1. Anónimo20:51

    Ele era um tipo fixe era se dividisse um mes da sua reforma pelas institui�oes de Bustos... E deveria ser todos os anos!
    Vejamos os dias de hoje: Uns sem emprego, outros que trabalhando ganham uma mis�ria, mas... depois existem pessoas que ganham reformas chorudas, o caso do Sr. Dr. Jorge.
    Ele nao tem a culpa, mas ao menos que ajude um pouco mais a sua terra! No entanto o meu obrigado pelo que j� fez!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:05

    Boa ideia!
    Dificil será que aconteça.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:47

    Terá o Sr. Dr. colocado pessoas a receber indevidamente o subsidio de invalidez ?????????????????
    Assim ainda aumenta mensalmente mais as despesas ao contribuinte!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:14

    Pois é! A sociedade ia pensando que o estado era alguma coisa lá longe... (o estado paga...) E afinal o estado somos todos nós, principalmente para pagar!

    ResponderEliminar
  5. Há uns anitos, o Dr. Jorge ofereceu um mês da sua reforma ao FCP do seu coração. Terá enviado um cheque acompanhado duma carta ao actual campeão nacional do futebol luso, iniciativa que deu brado nacional.
    A notícia correu nos jornais, como quem diz: até um pobre reformado prescindiu do seu pãozinho para a boca para ajudar o grande FCP!
    Muito nos rimos quando o facto foi notícia nos jornais desportivos nacionais...
    *
    Claro que não estão em causa os valores das reformas duns quantos: quanto mais se ganhou, mais se recebe de reforma.
    O mal está nas reformas de miséria de quem trabalhou que nem cão durante uma vida e agora recebe pensão de escassos centos de euros.
    Mas aqui também vale questionar um passado de salários miseráveis e correspectivos descontos.
    Como vale questionar os métodos para chegar às reformas mais baixas.
    E que tal uma 2ª madrugada de Abril que pusesse termo a tanta hipocrisia social?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:05

    Oscar, essa 2ª madrugada de Abril já á muito faz que faz falta!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:08

    Estou mesmo a imaginar as comunicações nessa madrugada.
    - COPCOM chama comandante do PREC, daqui fala Otelo Saraiva de Carvalho.
    - Daqui PREC, fala coordenador estratosférico Oscar Santos.
    - Porreiro pá, daqui fala de S. Bento, Dr. de fim-de-semana Socrates.
    - Daqui fala do Além, vejam lá se desta vez fazem as coisas bem, Estaline e govno para dar sorte.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:47

    todos sabem os favores prestados pelodr Jorge em favor de certos cidadãos/ãs para a obtensão de reformas indevidas,mas se assim não fosse haveria hoje mais candidatos ao rendimento minimo,muito mal foi proporcionar muitos subsidios de invalidês,que depois de adquiridos já não havia doença que os empedisse de trabalhar Já agora lanço uma pequena boquita que espero não seja sensurada:qual será a reforma de certos SR DRs um dia? com todos os descontos feitos dos dinheiros encaixados ao longo da sua carreira? talvêz o salário minimo nacional impostos impostos só para aqueles que trabalham por conta de outrem. Sr Dr Jorge Micaelo,não tem que dar ouvidos aos que o sensuram pela sua reforma,fáz dela o que bem entender,ninguem tem nada a ver com isso, critico certas atitudes mas reconheço que o seu trabalho em prol dos Bustoenses,é único o que a maior parte não o merece
    Muitos anos de vida votos sinceros deste anonimo que desejava que houvesse muitos cidadãos em Bustos para serem reconhecidos como o SR DR JORGE o merece

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, durante a guerra em Angola, a minha companhia integrava uma espécie de percursor do COPCON: chamava-se COTI (Comando Operacional de Tropas de Intervenção) e éramos pau para toda a colher.
    Um dia mandei à merda um major do COTI, depois de o ter avisado que não devíamos ser despejados de helicóptero no local que o sacana desenhou na carta militar.
    Conhecia o local, na altura inundado, pelo que o heli nos largou a meia dúzia de metros de altura para o meio da lama.
    Lição: as chefias, ontem como hoje, civis e militares, mandam a partir do ar condicionado dos gabinetes, sem fazer ideia do que se passa cá em baixo.
    Este episódio exprime bem o país que nunca deixámos de ser...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:54

    Por estarmos fartos de politicos de gabinete, de injustiça social, por estarmos fartos de mais do mesmo, deste sistema do sistema...
    Por isso os votos vao subir para candidatos "tipo" Manuel Alegre, e um dia um populista "tipo" Hugo Chaves ainda vai chegar a governar Portugal, ai isso vai!
    Aí reformas como a do Dr. Jorge irao acabar, a bem de uma melhor distribuiçao das reformas. Pois ele recebe mais em 14 meses de reforma que tudo o que "descontou" na sua vida. APOSTAVA !

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:58

    Sou o anónimo das 23:54

    Já agora durante a homenagem peçam uma oferta para uma intituiçao de Bustos e irao ver se batem ou nao com o nariz na porta!
    Vá lá tentem!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:04

    Instituição de Bustos? qual delas ? Chão verde,próbustos,carpesca casa do povo para estas sim que nunca fizeram nada,as outras são mais que autosuficientes(solidariedade) era bom era.

    ResponderEliminar