2 de setembro de 2006

REVISTA ESPERANÇA - Sobreiro, PALHAÇA

.

4 comentários:

  1. A Redacção da revista era no Sobreiro, Palhaça. A Farmácia Veiga (que antecedeu a farmácia Assis Reis) ficava em Bustos, Palhaça. Como justificar esta referência à Palhaça?
    Em 1926 a freguesia tinha seis anos. Será que este "encosto" à Palhaça era uma forma de Bustos mostrar "independência" relativamente à Mamarrosa?

    Não sei mas gostava de saber.

    ResponderEliminar
  2. A explicação é dado por Hilário Costa no livro "Memórias de um bustoense" que na pag 22 diz: "Em 1925 e 1926 o correio de Bustos pertencia à Palhaça."

    ResponderEliminar
  3. O director, proprietário e editor era o Padre Agostinho Pires(como é visível na capa), avô do Manuel Agostinho Pires (do "Barrilito").

    A "Esperança" teve 4 números.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:46

    1) Conforme Milton Fontes a revista “Esperança” teve 4 números. Era uma ‘Publicação scientífica, literária e anunciadora, temporáriamente mensal” da responsabilidade de Agostinho Pires, simultaneamente o seu director, proprietário e editor. Composta e impressa na Tipografia Progresso, Rua Direita em Aveiro. Na primeira linha de cada número está indicada a localidade (Oliveira do Bairro) e a data de cada publicação (26 de Abril, Maio e Agosto de 1925 e o último a 28 de Fevereiro de 1926). Há uma capa (?) publicada a 26 de Fevereiro. Provavelmente será um exemplar para a prova tipográfica. O facto da revista datar “Oliveira do Bairro, 26 de Abril de 1925” e de continuar a figurar a mesma localidade nas subsequentes edições, poderá afirmar-se que a revista será de Oliveira do Bairro e não de Bustos.
    2) Agostinho Pires está recenseado na colectânea “Figuras das Letras e Artes da Bairrada” da autoria de Arsénio Mota, Campo da Letras, 2001. Com a devida vénia, eis parte da transcrição: “Padre e professor. Nasceu em Bustos, Oliveira do bairro, e ali morreu, com 86 anos de idade, em 27 de Junho de 1962. Ordenado padre, Agostinho Pires preferiu ser professor. Defendeu o regime republicano na vigência da monarquia a tal ponto que, após o 5 de Outubro de 1910, receando vinganças e perseguições de inimigos políticos derrotados, se exilou. Com bons conhecimentos da língua inglesa, manteve-se na Inglaterra alguns anos. Regressou mas desentendeu-se com o seu bispo. Tomou mulher, que lhe deu filhos, e dedicou-se ao ensino na terra natal.”…
    3) A Revista “Esperança” de Bustos (?) ou de Oliveira do Bairro (?), de Agostinho Pires contém material a merecer estudo.
    (sérgio micaelo ferreira)

    ResponderEliminar