10 de setembro de 2006

COMISSÃO DE MELHORAMENTOS/1960 UM CATALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO


Nota:
Documento cedido pelo Eng. Manuel dos Santos Pato dá a conhecer objectivos, composição e funcionamento da Comissão de Melhoramentos. De desatacar nesse impresso em folha A4 desdobrada em quatro páginas A5, a preocupação do grupo dinamizador em fazer chegar a Mensagem publicada “a todos os Bustuenses ausentes” já que não lograva ‘Jornal que sirva de mensagiro pontual para todos os membros da nossa vasta Família”. Abaixo vem reproduzida a actividade da comissão até junho.1960. Ressalta um vigoroso o apelo à convergência de esforços de todos os bustuenses para que Bustos entrena senda doprogresso. Duas fotos de ex-libris de Bustos despoletam a ligação de todos os conterrâneos ao seu «rincão».
srg
:::
Do panfleto::

MENSAGEM
Bustuense!
Onde quer que estejas és um filho prestante de Bustos. Com o espinho da saudade cravado na carne do coração, não esqueces a terra natal; mas nós, que a continuamos adentro dos seus muros, também não te esquecemos. Porque Bustos exige a cooperação dos braços de todos os seus filhos dilectos para poder manter o ritmo notável de progresso que, a partir de 18 de Fevereiro – data da sua fundação – tem vindo a descrever franca curva ascensional! É, mesmo, esta a preocupação que frequentes vezes nos tem conduzido à tua porta – sempre aberta ao sentimento bairrista e ao espírito de sacrifício – talvez mais vezes que o admissível, se não fôramos todos Bustuenses!... Não é esse, aliás, o motivo desta pequena mensagem. Entendemos que, se te atribuímos deveres (deveres de ajudar a evolução da tua Terra) – também é certo que te atribuímos, com a mesma lógica, direitos.

Vamos hoje satisfazer, do melhor modo possível, um direito teu: o de tomar conhecimento, regularmente, dos principais acontecimentos registados aqui. As notícias da Imprensa não atingem todas as urbes das Províncias Ultramarinas, do Brasil, da Venezuela, da América do Norte, da França, e ainda não lográmos o Jornal que sirva de mensageiro pontual para todos os membros da nossa vasta Família e há-de vir a ser, talvez, em futuro próximo, a grande ponte de contacto estendida sobre cada continente!
**

Sem comentários:

Enviar um comentário