26 de janeiro de 2006

MENSAGEM DE CLARA GUITAS

NB edita mensagem de agradecimento de Clara Guitas dirigida ao Público em geral e aos Amigos que têm colaborado desinteressadamente na realização de projectos de divulgação de retalhos de etnografia com incidência local:


"O autêntico conhecimento emana diferentes raios de luz assemelhando-se a uma grande e cintilante estrela que vai iluminando todos quantos se encontram disponíveis para o receber.

A dádiva e a inter-ajuda desinteressada constituem uma verdadeira fonte de luz que é apanágio dos corações grandes ao serviço dos outros.

Muito obrigado!

Atenciosamente,
Maria Clara Guitas"

1 comentário:

  1. Anónimo13:11

    Tenho à minha frente uma recolha de Clara Guitas obtida junto de Rosa de Jesus (Rosa do Clemente) sobre as antigas as Fogueiras de Bustos na noite de 12 para 13 de Junho, juntavam-se cepos grandes, feixes de vide e acendiam-se com agulhas. No Cabeço havia fogueiras no largo junto à casa de João Ferreira e na fonte; na Barreira, perto da casa do Dr. Pato e «num larguito» perto da recente capela do Dr. Gregório; em Bustos fazia-se a fogueira na parte norte do adro da antiga Igreja; No Sobreiro a fogueira tinha lugar no Largo São João e na Póvoa era no Rossio. Era a noitada das fogueiras. Modas cantadas e danças à «roda da fogueira» animavam a mocidade, vestida «com roupa mais direitinha». Bustos ardia nessa noite. «A gente agarrar, agarrava-se quando era disso, mas dar um beijo, está quieto. Não havia abusos!», lê-se no trabalho de Clara Aires.
    Bem-haja Clara Guitas, por ajudares a fixar os quotidianos de atrás de anteontem da nossa terra... Sérgio Miacelo Ferreira

    ResponderEliminar