13 de janeiro de 2006

ARTE MOLECULAR EM CONVÍVIO COM BUSTOS

Os quadros da exposição resultam da recriação artística do Nuno Micaêlo construída durante o seu trabalho de investigação dedicada ao “estudo teórico e computacional das propriedades catalíticas das enzimas em meios não aquosos”, o escopo da tese do seu Doutoramento.
Para além da sensibilidade plástica transmitida, cada quadro parece “contar” uma parcela da história do ser vivo.
A inauguração na Garfos & Letras, ali próximo dos Clérigos, proporcionou um encontro de amigos e compagnons de route do Nuno. Bustos também marcou presença, a Elisabete Silva, também a percorrer a maratona de Doutoramento, lá estava a dar uma mãozinha de apoio. Recordou o tempo de colaboradora do Orfeão de Bustos. O Arsénio Mota abriu o livro deu uma achega na área de jornalismo. A Margarida, portuense de estaca, que desdobrava o seu saber e sentir artístico, era a repórter fotográfica ao serviço do irmão. E a Clara Guitas, parece ter dito “Sou de Bustos … não regateio o meu apoio aos da minha terra”.
Ainda se falou no progressivo desaparecimento da ruralidade de Bustos, em nome de … (isso é outra história)
Entretanto, fomos surpreendidos pelo juntório de intrões do ADN, citocromo c3, ferritinas, molécula da água encapsulada, enzimas que pretendiam reclamar para si o êxito da exposição. Argumentavam que eram eles que tinham dado o corpo aos quadros e a prová-lo, estavam expostos, completamente desnudados. A manifestação acalmou ao despontar um grupo munido de umas saborosas taliscas do pata negra acompanhadas de um chardonnay – sauvigon ou sumos.
A exposição continua patente na Garfos & Letras até 12 de Março.
Para além da 'Arte Molecular' a Casa merece ser visitada.
Nota: 1) Para edição estão dois trabalhos em carteira de protagonistas que não passaram pelos bancos da universidade. A falta de prometidas fotos impedem a sua publicação.
(Sérgio Micaelo Ferreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário