19 de outubro de 2015

CRISE NO CDS: “PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER”

OPINIÃO
Belino Costa

“ O Vereador Paulo Caiado declarou que a moção apresentada atingiu todos os objetivos. Atendendo a que o Presidente da Câmara não alterou a decisão relativa à biblioteca nem se demitiu, o único efeito prático da moção foi a promoção pessoal do seu autor.”

                                                              Jorge Pato (vereador do CDS PP) no NB/facebook


No tempo dos aplausos (2013)


Neste comentário Jorge Pato revela de forma clara e inequívoca que ainda não percebeu o que se passou, nem tem consciência política do que na realidade estava  e está em causa.

É claro aos olhos de todos que com a moção de confiança ao Presidente da Câmara, Paulo Caiado não visava Mário João Oliveira, que teria sempre a maioria do seu lado, mas sim a bancada do CDS e em especial Jorge Pato. O que Paulo Caiado pretendia era demonstrar que os vereadores que foram eleitos na lista que liderou em nome do CDS, já não estavam do seu lado e que, na prática, se tinham passado para o campo adversário. Esta era a substância politica da “moção de confiança”.

Perante isto o que fez o vereador do CDS e líder da concelhia? Poderia ter votado contra ainda que pudesse distanciar-se da forma e até do conteúdo da moção, ou poderia abster-se. Em qualquer dos casos anularia os objetivos políticos subjacentes à proposta de Paulo Caiado.Independentemente das divergências com o líder de bancada, Jorge Pato, permaneceria fiel a valores essências da prática politica, afirmaria a sua independência relativamente ao PSD e deixaria Paulo Caiado a falar sozinho.
--------------
Da ata da reunião da CMOL realizada em 8 de outubro de 2015
-----------

Ao votar favoravelmente a moção de confiança e ao alinhar no louvor ao presidente da Câmara, Jorge Pato deu um tiro no meio da testa. Não só ajudou Paulo Caiado a demonstrar a sua tese, como traiu a confiança dos eleitores. Com que cara é que poderá enfrentar os presidentes das juntas de freguesia lideradas pelo CDS e estes se queixarem da prepotência camarária e das constantes humilhações de que são vitimas? Com que cara é que enfrentará os eleitores (e muitos só votam no CDS porque querem que haja alternância democrática) depois de afirmar a “total confiança” no adversário politico?

Ainda por cima, e para derradeira humilhação, a sua declaração de voto que faz parte da ata e com ela deveria ser publicada, nem sequer consta no site da CMOL.

Em conclusão, são muitos os efeitos práticos da moção. Um deles tem a ver com as aspirações do partido em retomar a liderança do município. Com esta postura política Jorge Pato condenou o CDS:PP à irrelevância durante os próximos  anos. Alguém no nosso concelho voltará a acreditar que o CDS é uma alternativa credível ao PSD? Não creio.



PS: A retirada de confiança política a Paulo Caiado, feita sem o conhecimento e audição do visado, é a demonstração de que esta direita, pouco democrática e vingativa, é a herdeira da tradição totalitária e obscurantista que se abateu sobre Portugal durante décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário