7 de março de 2011

Orfeão de Bustos: saber brincar ao Carnaval

Bustos viveu ontem aquela que terá sido a melhor e mais completa festa de Carnaval organizada na terra.
O nosso Orfeão de Bustos não esteve com meias medidas: o cortejo saiu da feira do Sobreiro e, contornada a rotunda da Ti Maria, desceu pela rua 18 de Fevereiro até terminar no largo interior da ABC, que é também a sede do Orfeão de todos nós.
Mas o melhor da festa ainda estava para vir.
A organização, liderada pela activa presidente da direcção do Orfeão de Bustos, Dra. Regina Alves, presenteou a pequena multidão com um vasto conjunto de quadros evocativos do Carnaval, tudo sob a batuta do compére Carlos Alves, grande dinamizador e mestre de grupos carnavalescos de boa memória.
Os muitos presentes deliciaram-se com as 9 (sim, nove!) rábulas carnavalescas e algumas danças. Vamos às rábulas e guardá-las na memória, para mais tarde recordar:

- "Os noivos enganados" conta-nos as peripécia duns noivos chegados por engano ao largo interior da ABC num carro dos anos 50 (mais uma vez, graças à colaboração do coleccionador Fernando Luzio). Contaram que vinham dos lados do Porto com os padrinhos e a madrinha para o casório na ermida da Nossa Senhora de Vagos, mas, coitados, perderam-se e acabaram por arribar a Bustos. Caiu bem esta rábula, numa terra que deve tanto a Gente vinda de fora.
- "Por um bocadinho assim".
- "Cheira a Lisboa".
- "As comadres".
- "A turma dos frescos", uma aula de alunos atrevidos.

- "Os 2 compadres", compadre Joaquim e compadre Artur.
- "Ai Agostinho, ai Agostinha"...Que rico vinho, vai uma pinguinha? Este país perdeu o tino, a armar ao fino! Este país é um colosso! É um colosso! Está tudo grosso!
- "Sr. Feliz e Sr. Contente" e
- "Zé Povo", uma oportuna recriação da revista bustuense de 1956, "Mocidade e Alegria" (autor da letra, Manuel Simão Micaelo e música do Sr. Caetano).

O Orfeão de Bustos demonstrou bem que não precisamos de sair de Bustos para brincar a sério ao Carnaval.
Parabéns ao Orfeão! Parabéns também aos muitos colaboradores, pequenos e grandes artistas da terra. E também à Clarita Aires, omnipresente na reconstituição de outras épocas, outros olhares.
___
Aguardam-se mais fotos e o dossier com o alinhamento do programa, ao que parece perdido no meio de tanta folia.

3 comentários:

  1. Anónimo11:26

    E todos nos divertimos a brava!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:16

    Foi uma tarde muito agradável muito bem passada
    Parabéns ao Orfeão de Bustos pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:21

    O Orfeão conseguiu fazer algo de extraordinário: um carnaval com cheiro à terra, ao solo que é nosso!
    Terá dado muito trabalho aos organizadores e aos actores...
    Apesar das tantas desafinações e desacertos, foi algo com que muitas pessoas se identificaram por ser nosso, muito nosso.
    Parabéns ao Orfeão.
    O seu trabalho valeu bem a pena.

    ResponderEliminar