23 de março de 2011

O VOLUNTARIADO COMO EXEMPLO

O Município de Oliveira do Bairro associou-se este sábado, 19 de Março, pelo segundo ano consecutivo à iniciativa nacional Limpar Portugal. Pelas 6 freguesias do concelho duzentos e cinquenta voluntários, de várias faixas etárias, estiveram envolvidos em caminhadas de limpeza, e percursos de bicicleta para identificação e registo de áreas a limpar. Foram parceiros nesta iniciativa, as  Juntas de Freguesia, o Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, o Instituto de Promoção Social de Bustos, a empresa I. Neto, que se dedica à gestão de resíduos orgânicos e consultoria na área do ambiente; a SUMA e a SIMRIA.

Este ano o desafio da iniciativa passava, essencialmente, por concentrar a acção na limpeza de plásticos, vidros, papel/cartão e metais. Com um sábado primaveril, a iniciativa arrancou pelas 9 horas, praticamente em todos os pontos de encontro das freguesias, com a concentração e distribuição de luvas, sacos e t-shirts pelos voluntários. À medida que seguiam os percursos os grupos foram encontrando amontoados destes materiais um pouco por todas as freguesias. Os voluntários ficaram-se essencialmente pelos resíduos facilmente separáveis e passíveis de reciclagem

Devido à quantidade e à dimensão de alguns dos resíduos que foram sendo identificados, vários locais exigiam a presença das máquinas que estavam a dar apoio a esta acção, como aconteceu em Bustos. Em todas as freguesias os voluntários contaram com o apoio permanente de carrinhas que se foram enchendo de sacos pretos carregados de lixo. A equipa territorial do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) foi acompanhando os vários grupos no terreno e recolhendo elementos para se possível identificar os infractores dos atentados verificados.

Na perspectiva da autarquia, responsável pela dinamização da campanha juntamente com o Coordenador Local do projecto, Dr. Paulo Silveira, “o balanço deste segundo ano de Limpar Portugal em Oliveira do Bairro é francamente positivo. Apesar de ter mobilizado menos pessoas que no ano passado, foi mais uma vez bastante participada e revelou que felizmente começamos a contar com população cada vez mais atenta e sensível às questões ambientais”. Segundo Carlos Ferreira, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “continuamos a observar uma grande falta de civismo quando percorremos alguns lugares das nossas freguesias, onde sistematicamente e apesar de todos os avisos e acções de limpeza, crescem amontoados de resíduos”. De acordo com o mesmo autarca, “ainda que alguns dos locais limpos no ano passado se tenham transformado de novo em lixeiras, muitos outros se mantém limpos desde então, como pudemos observar”.

O autarca acompanhou de perto os grupos de voluntários, passando ao longo da manhã em todas as freguesias. No terreno teve oportunidade de trocar impressões com vários voluntários e coordenadores, reconhecendo todos que “estas acções são bastante importantes para a promoção de uma cidadania activa, quer através da tomada de consciência no terreno para a quantidade de lixo produzida e a necessidade de uma mudança de atitudes individuais, quer para necessidade do envolvimento de todos na atenção e denúncia de situações indevidas como a contínua deposição indevida de lixo em terrenos alheios”.

A quantidade total de resíduos recolhidos só será contabilizada no final desta semana. Até sexta-feira as várias juntas de freguesia vão continuar a transportar os resíduos identificados em determinados locais. No caso dos indiferenciados serão transportados para o aterro de Taboeira, em Aveiro, através da SUMA, parceira neste projecto.

A campanha de sensibilização não se encerra com este dia L, mas vai continuar, já que a visão do antes e do depois do Limpar Portugal em Oliveira do Bairro, vai ser alvo de uma exposição itinerante com abertura marcada para Junho, aquando do Viva as Associações, que deverá passar pelas Juntas de Freguesia e algumas escolas do concelho.
  RB

Sem comentários:

Enviar um comentário