28 de janeiro de 2011

INSTITUTO DE PROMOÇÃO SOCIAL ... 'era um sonho da minha vida'.. Frei Gil


"Façam o mundo melhor, ouviram? Não me obriguem a voltar cá!"
Mário Sacramento, cópia da carta-testamento ...

4 comentários:

  1. São sonhos destes que nos fazem lutar por causas.
    Recuso-me é a partilhar os meus/nossos sonhos com crápulas e oportunistas.
    Há-de sair um texto sobre essa corja de negociantes.
    Venho avisando que é preciso separar o trigo do joio, sob pena de perdermos a face.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:29

    Obrigado pelo texto que dá a palavra a Frei Gil nos idos anos sessenta.Diz ele: "Vamos para um serviço grátis com a dívida de 900 contos. É a hora de todos, mas principalmente dos amigos nº1 e dos homens de boa vontade."

    Ao tempo, nem em sonhos se pensava em depender da ajuda do Estado. Ao tempo chegavam os homens de boa vontade. Hoje todos se querem sentar à mesa do orçamento.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:08

    Governo anuncia arranque de obras de modernização em mais 90 escolas. Até 2015 todas as secundárias estarão requalificadas.

    É um dos maiores investimentos na Educação alguma vez realizados em Portugal. O programa de modernização das escolas secundárias, que prevê a requalificação de 370 estabelecimentos com este nível de ensino até 2015, vai custar, no total, cerca de 5,2 mil milhões de euros, praticamente o mesmo que o Estado já investiu no BPN e mais do que o Ministério da Educação gasta anualmente com os salários de todos os professores e funcionários.

    Até agora, foram requalificadas 75 escolas, das quais 21 são inauguradas hoje, entre elas a secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa (na foto). Outras 138 estão atualmente em obras ou em fase de concurso, mas o projeto está longe de ficar por aqui. O Governo anuncia hoje o arranque de novas intervenções em mais 90 estabelecimentos de ensino (ver lista em baixo). Os concursos públicos serão lançados já a partir de Junho e cada obra deverá demorar cerca de 18 meses e custar, em média, 15 milhões de euros.

    No final destes trabalhos, ficarão a faltar apenas 63 escolas secundárias, que serão contempladas na última fase do programa de modernização, que deverá ser lançada dentro de um ano e meio. (Expresso)

    ResponderEliminar
  4. Todos unidos, para a frente! Sejamos homens à altura da nossa época. Frei Gil, Jornal da Bairrada, 23/11/1968

    Caros amigos e amigas,

    Estas palavras de Frei Gil, em 1968, contribuiram para a concretização de um sonho, "um sonho real e verdadeiro [...] ao serviço da instrução, da saúde, da alegria e do progresso [...] Um serviço gratuito.

    Que grande sonho real e verdadeiro é, ainda hoje,o sonho de Frei Gil.

    "Todos unidos, para a frente! Sejamos homens à altura da nossa época."

    Vamos lutar para manter o sonho de Frei Gil!

    ResponderEliminar