(vista actual do interior da Capela)
E assim fecharemos com chave de ouro as Festas do nosso encantamento.
Bem pode dizer-se que as Festas em Honra de S. Lourenço - 2009 apenas se completam hoje, sábado.
Depois da missa das 20H00 terá início uma procissão de velas, presidida pelo Sr. Padre Arlindo e acolitado pela Confraria da Cruz do Senhor, procissão que seguirá até à Barreira.
Depois da missa das 20H00 terá início uma procissão de velas, presidida pelo Sr. Padre Arlindo e acolitado pela Confraria da Cruz do Senhor, procissão que seguirá até à Barreira.
O Povo de Bustos está convidado a participar na procissão e na cerimónia de entrega da imagem à Família Dr. Pedro Vaz Serra, actual titular daquela que começou por ser a "Capela dos Ferreiras" e que, a partir de 1918, fomos conhecendo como "Capela Dr. Santos Pato".
Os actuais donos do imóvel manifestaram o seu desejo de receber e franquear as portas a todos quantos desejem acompanhar o cortejo que conduzirá a imagem do Santíssimo Imaculado Coração de Maria, Padroeiro da Capela, à sua casa-mãe.
As razões do grande empenhamento da Comissão de Festas são simples, lineares.
Trata-se de "ir à raiz das coisas. Ser solidários com as gerações passadas. Criar diálogos. Encantamentos. Olhares inteligentes. Sentimentos de pertença. De identidade.
Enfim, ligar as pessoas ao seu património".
E assim fecharemos com chave de ouro as Festas do nosso encantamento.
____
- O texto em itálico reproduz o prefácio do trabalho que a Comissão de Festas publicou sob o título "A CAPELA DOS FERREIRAS DA BARREIRA".
- O texto em itálico reproduz o prefácio do trabalho que a Comissão de Festas publicou sob o título "A CAPELA DOS FERREIRAS DA BARREIRA".
caro amigo Oscar Santos queira me dizer aonde fica a capela de Nossa Senhora na Barreira eu lhe estou a perguntar porque eu nasci na Barrreira.Lhe vou fazer outra pergunta tem uma foto da escola de Bustos com muitos alunos com o professor Pires que era de Samel e eu estudei com ele de 1950 a 1954 seria possivel identificar o nome de alguns meus colegas de aula,pois estou no Brasil a 47 anos eu tenho o meu primo Mario pinto que mora na Povoa. Adues um abraço ate breve
ResponderEliminarQue bom seria se os alunos pudessen ser identificados, porque eu tambem estudei com o Senhor Professsor Pires nos anos de 1950 a 1954, imigrando em 1959.
ResponderEliminarJB
Jonine. bom dia ou boa tarde ou boa noite conforme aonde estejas morando, este é o teu nome e em que lugar tu moravas na nossa linda vila de BUSTOS,nós andamos juntos na escola com o Senhor Professor Pires,nos anos de 1950 a 1954,eu sou nelson vieira,morava na barreira,imigrei para o brasil em 25/12/1961,um abraço deste vosso amigo até um dia
ResponderEliminarOla Nelson!
ResponderEliminarEu nasci no Cabeco e sou filho do Arnaldo Barreiro "ja falecido" que tinha a oficina de serralharia "ferreiro" no Cabeco. Imigramos para os Estados Unidos "California"em Dezembro de 1959. Desculpa mas nao me lembro do teu nome, qual era o nome dos teus pais?
Adeus ate a proxima, e muita saude.
Jonine.
Só hoje vim aqui e topei os comentários dos bustuenses derramados pelo mundo.
ResponderEliminarMal possa, procurarei dar resposta, pois tenho as fotos (já editadas no NB). Dou um volta pela terra e alguém há-de saber os nomes da malta toda do tempo do Antero (o Tero da Póvoa, que está muito doente nos EUA), pois só identifico meia dúzia.
Quanto à capela, trata-se da capela que sempre conhecemos pelo nome do Dr. Pato ou Santos Pato.
A capela está integrada na casa que foi dele e que foi comprada recentemente e completamente restaurada. A procissão de velas conduziu a imagem do Santíssimo Imaculado Coração de Maria à sua casa-mãe.
Foi outro dos "mimos" da Comissão de Festas.
Se me disserem o vosso endereço, terei muito gosto em enviar-vos um exemplar da publicação editada pela Comissão sobre a história da capela.
Quanto ao Jonine do Cabeço, penso tratar-se do afilhado da minha mãe.
Certo ou errado?
Um abraço do
Oscar
Muito certo Oscar!
ResponderEliminarAinda fui visitar a tua mae, "minha madrinha"o ano passado quando estive ai em Bustos de visita. Ela andava no quintal a regar quando eu entrei. Desde 2002 estive ai 4 vezes de visita a Bustos e a familia e sempre a vou ver. Tambem falei com o Padrinho "assim como eu lhe chamava", no ano antes dele falecer.
Parabens pelo bom trabalho que fazes, tenho a certeza que todos os imigrantes Bustuenses ficam satisfeitos com as tuas reportagens.
Um abraco e beijinhos para a madrinha e um abraco para ti.
Jonine
Só li agora.
ResponderEliminarAgradeço.
Temos de ser uns pelos outros.
Temos de ser solidários.
Bustuenses.
E de saber olhar prá nossa Terra.
E de contribuir para que ela ande para a frente,
que, para trás,
mija a burra.
Aquele abraço.
Vão sair no NB mais fotos das FESTAS DE BUSTOS EM HONRA DE S. LOURENÇO.
- O título de "Festas de Bustos" foi sugerido pelo Virgílio Ferreira, um simpático membro da Comissão. Recuei, porque os velhos e as velhas do Restelo não paravam de nos morder pela calada.
No fim, calámo-los a todos.
Toma, que já almoçaste!
Os festejos foram um sucesso estrondoso!
Foram as verdadeiras FESTAS DE BUSTOS!