25 de agosto de 2009

“A BIBLIOTECA JÁ ENCHE O OLHO” – in Arsénio Mota [de Bustos]


Inauguração de uma Biblioteca nos dias que vão escoando, não merece honras de cartaz. A lombada do livro já nem é procurada para decorar este ou aquele compartimento.
Entretanto, o persistente Arsénio Mota dá nota da criação de uma pequena (?) biblioteca particular.
A nova biblioteca talvez lhe tenha dado o mesmo prazer a lembrar o longínquo ano de 1961, ao receber o telegrama da Fundação Calouste Gulbenkian a anunciar a inauguração da ‘Biblioteca de Bustos’. Acontecia o Dia de Bustos.
Coisa do passado.

Arsénio Mota em biblioteca pede estantes , 12 de agosto de 2009, dá-nos conta da novel Biblioteca da Residência Montepio Breiner aqui :

“A biblioteca da Residência ainda é pequena e, por isso, pobre, mas já merece o nome que tem. A quantidade e a variedade dos seus livros, digamos assim, já enche o olho.”
O entusiasmo de Arsénio Mota é grande, pois prevê o crescimento da biblioteca residencial:
“A nossa biblioteca vai sem dúvida continuar a crescer no futuro e tem que prever desde já esse crescimento. Não terá actualmente numerosos e assíduos leitores, aliás a exemplo de tantas outras bibliotecas inclusive públicas. Mas cumpre e cumprirá sempre, sem dúvida, a sua função.”

mutandis

A ‘Biblioteca de Bustos/Arsénio Mota’, apesar de instalada em lugar nobre do palacete do Senhor Visconde, e que não deixa de ser um sítio espartilhado, dispõe de um cantinho reservado a alguns títulos da obras deste autor. Outros títulos chegarão,
ou não.
Para que Arsénio Mota também possa ser visto, lido e coloquiado.
na sua terra.
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário