6 de março de 2009

'renascer' de SÓNIA BORGES na Olga Santos galeria

A Olga Santos Galeria tem o prazer de convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição individual de pintura intitulada “Renascer” de Sónia Borges a acontecer pela 21H30[, de hoje,] dia 6 de Março de 2009.
Está patente até 9 de Abril de 2009.

Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 9 de Abril, e reunirá um conjunto de sete trabalhos da artista.


Renascer”

Das tuas cinzas
Vislumbra-se um novo rumo.
Largar o passado, a solidão…
Oh Amor Ilusão!
É preciso mudar de vida.
É preciso RENASCER…
(…)
É preciso RENASCER…
É preciso mudar de vida.
Oh Amor Ilusão!
Largar o passado, a solidão…
Vislumbra-se um novo rumo.
Das tuas cinzas.

Sónia Borges
Citação do texto do Catálogo intitulado “Pintura sonia(na)” de José Rosinhas

(…)
A escrita e a imagem estão patentes não só na sua pintura mas também no seu trabalho, enquanto ilustradora. Autora e ilustradora do livro “A Menina Triste” (editado em 2008), figuras e palavras convivem no mesmo objecto, o livro. Na pintura, a tela é o suporte utilizado pela artista para colocar dois mundos, o da escrita e o do desenho/pintura em diálogo, sendo esse diálogo, posteriormente, aberto ao público. Há uma dialéctica entre a artista, a tela e o visitante, em que essa acção visa encontrar uma possível verdade, através do diálogo. O resultado dessa comunicação é único e inesperado e pode ser controverso, como a própria arte contemporânea.
(…)



SÓNIA BORGES

Nasceu a 1981 em Mirandela e licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto em 2004.
Participou em algumas exposições, das quais se destacam as de 2003:Concurso Jovem Criadores em Aveiro, 3ª Bienal de Vila Verde, III Bienal de Nazaré, Humaniarte no Porto, Bienal de Espinho; e a de 2008 no Museu da Santa Casa de Misericórdia de Mirandela.
Co-ilustrou os livros Español 1 e Español 2 da Porto Editora e ilustrou livros como Sal da Terra e Luz do Mundo das Edições Salesianas, Os Poemas da Bicharada da Terramar, O Pastor dos Ventos da Trinta-por-uma-linha e da mesma editora O País das Rodas in Por Ser Natal. Em 2008 foi publicado o livro A Menina Triste, cujo texto e
ilustrações são da sua autoria. No mesmo ano participou no 3º aniversário da livraria INDEX, com a ilustração INbar.
Desde 2004 que colabora com a Fundação de Serralves, apoiou o Gabinete do Assessor Cultural do Prof. Fernando Pernes e actualmente é monitora do Serviço Educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário