26 de janeiro de 2008

UDB nasceu de uma fusão de dois clubes

No dia 1 de Outubro de 1948 reuniram-se no Bustos Sonoro Cine os delegados dos clubes de Futebol dos Azuis de Bustos, Augusto Simões da Costa e do Futebol Clube de Bustos, Teófilo Simões Mota com Manuel Simões Aires, António Martins, Dr Jorge Nelson Micaelo, Manuel Tavares da Silva e Evaristo Pinto.

Os representantes dos clubes de futebol referidos, apresentaram-se na reunião, que decorreu também na presença de Manuel Ferreira da Silva, com poderes absolutos da Direcção, com o objectivo de tratar da fusão dos dois clubes desportivos.

Nesta reunião, foi aprovado por unanimidade, propôr aos sócios e simpatizantes dos Azuis de Bustos e do Futebol Clube de Bustos, em assembleia geral no dia 2 de Outubro de 1948, a aprovação de um regulamento, onde entre vários artigos, propunha a fusão dos dois clubes num só clube que se viria a chamar União Desportiva de Bustos.

1º) Fusionar os dois Clubes Desportivos de Bustos num só Clube. (1)

2º) Dar ao novo clube o nome de União Desportiva de Bustos. (2)

As cores escolhidas para os equipamentos deste novo clube que nasceria da fusão dos Azuis de Bustos e Futebol Clube de Bustos, eram o preto e o Branco que posteriormente foram alteradas para grenat e branco, cores oficiais actualmente dos equipamentos e bandeira da União Desportiva de Bustos.

3º) Usar como equipamento camisola branca com gola (preta→grenat) e punhos das mangas também (pretos→grenat) e calção preto. (3)

A União Desportiva de Bustos, constituiria assim a sua primeira sede no Bustos Sonoro Cine, passando a realizar os actos desportivos no campo da feira. Ao novo clube passariam também a pertencer os bens materiais dos extintos clubes.

A primeira direcção que exerceria funções no período de 1948 a 1949 acabaria por ficar definida no primeiro regulamento constituido na reunião de 1 de Outubro de 1948, pelos seguintes elementos: Presidente, Dr Jorge Nelson Micaelo; Vice-presidente, Lino Francisco Rei; Secretários, Manuel Simões Aires e Augusto Simões da Costa; Vogais, António Martins, Manuel Simões dos Santos e Manuel Tavares da Silva.

O artigo 17º acaba por definir o começo da existência da União Desportiva de Bustos para 15 de Outubro de 1948.

17º) A União Desportiva de Bustos começará a ter existência a partir de 15 de Outubro de 1948. (4)



(1)- Artigo do Primeiro regulamento elaborado no dia 1 de Outubro de 1948 no Bustos Sonoro Cine

(2)- Artigo do Primeiro regulamento elaborado no dia 1 de Outubro de 1948 no Bustos Sonoro Cine

(3)- Artigo do Primeiro regulamento elaborado no dia 1 de Outubro de 1948 no Bustos Sonoro Cine. No documento original, livro de actas da União Desportiva de Bustos de 1948, no artigo 3º aparece: Usar como equipamento camisola branca com gola preta e punhos das mangas também pretos e calção preto. A cor grenat foi acrescentada posteriormente por cima de preto em cor diferente do texto.

(4)- Artigo do Primeiro regulamento elaborado no dia 1 de Outubro de 1948 no Bustos Sonoro Cine.

3 comentários:

  1. Muito interessante este artigo do Al Berto, que nos veio revelar como, de facto, aconteceu o nascimento da UNIÃO dos 2 clubes de futebol de Bustos, que foram grandes rivais.
    A ponto de famílias, irmãos, amigos e vizinhos se terem dividido e, nalguns casos, zangado.
    A União no futebol trouxe outras uniões, viradas para a defesa e progresso de Bustos e também para a luta contra o fascismo serôdeo do ditador Salazar.
    A União faz a força, diz o Povo e é ainda mais linda quando consegue afirmar-se na diversidade.
    Não somos todos iguais, nem precisamos de o ser.
    Parabéns ao Alberto

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:01

    sérgio micaelo ferreira disse: ... O ALberto Martins touxe um importante subs+idio para a história de Bustos. secundo a intervenção do oSKR_portátil e realço aquele símbolo da união das mãos que teve raiz na União Liberal de Bustos.
    Que não desfaleça o ânimo a ALberto Martins para nos trazer mais pilaresque sustentam a história de Bustos ...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:01

    1 grande trabalho de pesquisa do Alberto Martins. Os meus sinceros parabéns, está a fazer um excelente trabalho.
    Alexandre Duarte

    ResponderEliminar