27 de janeiro de 2008

Primeira Reunião Extraordinária- O nascimento da UDB

Acta da Primeira Reunião extraordinária que se realizou no Bustos Sonoro Cine, no dia 1 de Outubro de 1948.
Primeira Reunião Extraordinária

Pelas 21 horas de 1 de Outubro de 1948, reuniram-se no “ Bustos Sonoro Cine” com o senhor Manuel Ferreira da Silva os seguintes senhores:
Augusto Simões da Costa delegado do clube de futebol “ Os Azuis de Bustos” com poderes absolutos da direcção deste clube para tratar da fusão dos dois clubes desportivos de Bustos. Teófilo Simões Mota, delegado do Futebol Clube de Bustos, também com poderes absolutos deste clube para se poder organizar a fusão dos dois clubes.
Assistiram ainda à reunião os seguintes senhores: Manuel Simões Aires, António Martins, Dr Jorge Nelson Simões Micaelo, Manuel Tavares da Silva e Evaristo Pinto.

Ficou assente por unanimidade propor aos sócios e simpatizantes dos dois clubes desportivos na Assembleia Geral a realizar no dia 2 de Outubro de 1948, para aprovação o seguinte:

1º) Fusionar os dois Clubes Desportivos de Bustos num só Clube.

2º) Dar ao novo clube o nome de União Desportiva de Bustos.

3º) Usar como equipamento camisola branca com gola (preta-grenat) e punhos das mangas também (pretos-grenat) e calção preto.
4º) A côr da Bandeira do novo clube assim como as cores das meias obedecerão às cores do clube.

5º) O novo clube passará a servir-se do campo da feira.

6º) Ficarão a pertencer à União Desportiva de Bustos os bens materiais dos extintos clubes: Futebol Clube de Bustos e os “ Azuis de Bustos”, nomeadamente camisolas, calções, meias, botas, bolas, bandeiras, bancos, estantes assim como os materiais existentes nos campos de futebol.

7º) Os senhores Augusto Simões da Costa e Teófilo Mota como representantes dos clubes extintos, deverão entregar até ao próximo dia 15 de Outubro à Direcção da União Desportiva de Bustos, todos os bens que pertenciam ao Futebol Clube de Bustos e aos Azuis de Bustos.

8º) Cada um dos clubes extintos não poderá apresentar qualquer dívida ao novo clube nem este se responsabiliza por quaisquer dívidas que apareçam destes dois clubes.

9º) Para evitar possíveis reclamações os dois clubes Futebol Clube de Bustos e Azuis de Bustos anunciarão publicamente durante uma semana de três a dez de Outubro a todos os seus possíveis credores que a presentem as suas contas, as quais só serão pagas quando devidamente fundamentadas.

10º) Na altura da entrega à Direcção da União Desportiva de Bustos dos bens dos dois clubes os senhores Augusto Simões da Costa e Teófilo Mota entregarão também uma declaração assinada pelo menos por três directores dos clubes extintos, confirmando que os clubes nada ficaram a dever.
11º) A União Desportiva de Bustos não poderá ser filiada em qualquer clube desportivo do país antes de 1950 e a partir dessa data, só com autorização da assembleia geral especialmente convocada para esse fim.

12º) A sede da União Desportiva de Bustos funcionará no Bustos Sonoro Cine, aproveitando-se assim a oferta do senhor Manuel Ferreira da Silva.

13º) A União Desportiva de Bustos será dirigida durante 1948 e 1949 pela seguinte Direcção:

Presidente: Dr Jorge Nelson Micaelo

Vice Presidente: Lino Francisco Rei

Secretarios: Manuel Simões Aires e Augusto Simões da Costa

Tesoureiro: Teófilo Simões Mota

Vogais: António Martins
Manuel Simões dos Santos
Manuel Tavares da Silva

14º) As eleições para os corpos gerentes da União Desportiva de Bustos, realizar-se-ão no mês de Dezembro de cada ano a começar em 1949 e os novos corpos gerentes tomarão posse no dia 1 de Janeiro de cada ano.

15º) Se a Direcção da União Desportiva de Bustos se demitir antes de 31 de Dezembro de 1949, reunir-se-á então a Assembleia Geral do clube para eleição de outra Direcção cujo mandato terminará em 31 de Dezembro de 1949.

16º) O que acabais de ouvir [ e] ler não é um regulamento completo, nem o pretende ser contém no entanto aquilo que os presentes à reunião entenderam ser de maior importância. Os casos omissos serão da competência da Direcção que está disposta a dar todos os esclarecimentos sobre o que este regulamento contém e aceitar todas as sugestões razoáveis para estudo.

17º) A União Desportiva de Bustos começará a ter existência a partir de 15 de Outubro de 1948.

18º) Todas as alíneas deste regulamento foram aprovadas por todos os presentes à reunião do dia 1 de Outubro que assinaram:

Bustos, 1 de Outubro de 1948

Jorge Nelson Micaelo [ Assinatura]

Teófilo Simões Mota [ Assinatura ]

Manuel Simões Aires [ Assinatura ]

Augusto Simões da Mota [ Assinatura]

António Martins [ Assinatura ]

1 comentário:

  1. Mais uma vez elogio o Alberto Martins, que está a fazer um trabalho inédito de pesquisa, desde logo porque desencantou um livro de actas que andaria (diz o Altino) desaparecido.
    Tratou da heurística (busca ou recolha dos vestígios da nossa história) e deu-a à luz.
    Agora tratemos nós da hermenêutica (interpretação e análise desses vestígios).
    Ou seja, por meio dele, estudante do curso de História, estamos a fazer História.
    Sabes Al Berto, também andei em História depois de ter acabado Direito e enquanto estagiava para sr. doutor advogado. Não estive para ficar meio parado e passei por lá. Daí ter-me dado estes ares de quem usa palavras caras mas, no fundo, não percebe pêva do assunto.
    *
    - P.S. (salvo seja!) subliminar:
    POR FAVOR NÃO MATEM A COTOVIA!

    ResponderEliminar