28 de janeiro de 2008

ABC:COMUNICADO DO CONSELHO FISCAL

COMUNICADO
DO CONSELHO FISCAL DA ABC DE BUSTOS

Confrontado com a divulgação pública (blogues “Bustos à Lupa” e “Notícias de Bustos” e "Jornal da Bairrada") de factos ligados à vida interna da instituição, divulgação essa que não foi precedida de qualquer deliberação do órgão colegial próprio, entendeu o Conselho Fiscal da ABC de Bustos (doravante designado por CF) reunir no sentido de apreciar e deliberar sobre tal matéria e outras que tivesse por convenientes e apropriadas.
Nos termos do disposto no art.º 42º dos Estatutos da ABC, este órgão social tem por função “inspeccionar e verificar todos os actos de administração da Associação, vigiando pelo cumprimento da lei e dos Estatutos e Regulamentos, para o que o CF poderá e deverá “exercer a fiscalização sobre a escrituração e documentos da Associação, sempre que o julgue conveniente”.
Assim sendo, em reunião de 26/1/2008, o CF deliberou, além do mais, o seguinte:
1. Propor à Direcção demissionária e em funções até à tomada de posse do novo elenco directivo, uma reunião da mesma com o propósito de apreciar os factos e circunstâncias que levaram à apresentação do pedido da sua demissão.
2. No âmbito de tal reunião directiva, sugerir que as partes envolvidas exponham as suas posições, em ordem a clarificar e documentar em acta as decisões tomadas, sendo este CF do parecer que tal exposição deverá ocorrer apenas na estrita medida da sua utilidade e relevância para a vida da Associação e em prol do seu bom nome.
3. Ao abrigo do disposto no n.º 3 do art.º 29º dos Estatutos, solicitar ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral a convocação duma reunião da AG de associados, com o propósito de expor, apreciar e, eventualmente, deliberar sobre a factualidade em apreço.
4. Transmitir o conteúdo deste comunicado ao Sr. Presidente da Mesa da AG e aos Srs. membros da Direcção.
5. Divulgar o seu teor nos 2 blogues de Bustos, com o esclarecimento infra.

Esclarecimento sobre o ponto 5:
- Não estando em causa a idoneidade, integridade e honradez de todos e de cada um dos membros da actual Direcção, como não estando em causa o excelente desempenho, o voluntarismo e o espírito de sacrifício com que aqueles se têm dedicado à gestão da ABC, todavia, a divulgação prévia e pública da vida associativa impõe a saída deste comunicado do CF, com o que se pretende repor a legalidade e normalidade estatutária.
*
Bustos, 27 de Janeiro de 2008
Os membros do Conselho Fiscal,

Oscar Aires dos Santos
Duarte dos Santos Almeida Novo
Manuel Tavares Romão

2 comentários:

  1. Anónimo18:33

    Conselho Fiscal? é bem é bem

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:00

    mais vale tarde do que nunca
    chegou a hora dos apuros
    que venha a verdade

    ResponderEliminar