12 de maio de 2006

SUBIDA DÁ CORTE ... DE CABELO

Posted by Picasa

Joaquim Tavares não precisa de vestir o equipamento do ‘União’ para mostrar que é um bustuense dos quatro costados. O arreganho com que defendia a camisola do ‘Bustos’ ficou patente desde os seus primeiros jogos, rijo na disputa da bola, mas sempre leal. Andava o ‘QUIM da TiMaria’ a construir os seus jovens dezanove anos.

Desde cedo foi manifesta a vocação de treinador. Basta lembrar a sua voz de comando a rectificar as posições dos seus companheiros no pousio, ervado e pelado 'Dr.Manuel dos Santos Pato'

O sucesso de Quim Tavares na restauração emerge do ADN recebido da sua mãe, Maria Emília (oriunda do sítio da Martins & Rebelo, onde encontrou o seu companheiro, Joaquim) . As qualidades de ‘mister’ advêm do seu pai, Joaquim Tavares, um pioneiro do futebol em Bustos (Ficou célebre a muralha dos canecas Joaquim Pintor-Neo Pato, 'Oh seu Neosinho, aguente aí que aqui neinguém passa'.

E o reconhecido bairrismo do Quim, por certo, foi cimentado na inesquecível tertúlia do TiMaria.

O QUIM, treinador, estratega, orientador, sociólogo, psicólogo, mecenas e, mais importante, amigo e companheiro dos seus pupilos, conseguiu ultrapassar mais uma fasquia, já de si colocada bastante alta, da ascensão ao topo do futebol distrital – a 1ª divisão. São devidos os parabéns.

O êxito alcançado pelo ‘Bustos’ na campanha da época 2005/2006, já vem explicado em trabalho de Manuel Zappa publicado no Jornal da Bairrada, mas não será demais realçar a qualidade dos actores reunidos no Grupo de Trabalho, a estabilidade funcional do balneário, a elevada frequência da presença dos jogadores aos treinos, o sacrifício suportado pelos atletas durante dez meses de actividade.

E o cumprimento do ritual do fim dos jogos ou dos treinos: o momento de convívio.

Como no tempo do TiMaria? … ‘Pois!’

E, com um misto de alegria e de nostalgia adianta, “a equipa foi formada por jogadores ainda muito jovens, alguns eles receberam aqui o primeiro dinheiro ganho no futebol”... para pagar as deslocações de transporte, por exemplo, de Aveiro.

Ainda com fala do presente, “Estão aqui atletas vindos das camadas jovens do Oliveira do Bairro”. Um sinal de entendimento entre as cúpulas directivas que apraz registar. O carola Quim Tavares, para além de tecer elogios aos seus comandados, modestos a exigir regalias, destacou o apoio do massagista, Pascoal e de Vítor Carvalho, cooperante no serviço de transporte.

E a carecada? É o preço da subida. ‘Foi no dia da festa... Apostei…’


Sobre futuro ... sorriu e,

em jeito de alerta, lembrou ‘eu sempre trabalhei por amor à terra’.

Muitos de nós sabe que é verdade…

sérgio micaelo ferreira

(fora de texto)

Uma referência especial ao repórter desportivo do Jornal da Bairrada, Jó Duarte, pela sua participação sempre equilibrada e pautada pela moderação, mesmo quando as coisas corriam mal para o ‘Bustos’.

Evitou despoletar a exaltação de ânimos.

(srg).

Sem comentários:

Enviar um comentário