19 de março de 2006

OS CORREIOS NAS ACTAS DA JUNTA DE FREGUESIA

Extractos das actas da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Bustos

10. 02. 1929
Presentes na casa das sessões o Presidente José Joaquim Simões dos Louros e os vogais Silvestre da Silva Martins e Sebastião d’Oliveira Canão
...
Carecendo-se de casa para a instalação da estação do correio e telégrafo desta localidade e, não havendo mais, arrendou-se uma que precisa obras para ser adaptada para tal efeito, pelo que se põem as mesmas em arrematação, afixando-se para tal fim os competentes editais.
...
Lida a correspondência foi tomado conhecimento do ofício n.º 16 da estação dos correios e telégrafos de Bustos e como o que nele se oferece de malas para a condução do correio não satisfaz as justas aspirações do povo desta freguesia, deliberou-se oficiar ao Chefe dos correios e telégrafos de Aveiro, pedindo o estabelecimento de duas malas da estação do caminho de ferro de Oliveira do Bairro para a estação telégrafo - postal de Bustos, concorrendo esta Comissão Administrativa com a importância necessária para tal serviço.


27.07.1930

Lido o expediente, tomou-se conhecimento do ofício da Comissão constituída pelos senhores Visconde de Bustos, Doutor Manuel dos Santos Pato, Manuel Joaquim de Oliveira Sérgio, Herculano da Silva, Manuel Reis Pedreiras, Vitorino Reis Pedreiras, Manuel Francisco Domingues, Manuel Francisco Rei e Manuel Nunes Pardal, pelo qual ofício aquela Comissão vem comunicar que, tendo adquirido ao Senhor Herculano da Silva um terreno no sítio de Bustos, a confrontar a norte com João Nunes Ferreira, do lado sul com Jacinto dos santos, do nascente com o vendedor e do poente com a estrada distrital antiga n.º setenta e cinco para nele ser construído o edifício para a estação telégrafo – postal, para este mesmo efeito vem a citada Comissão ofertar aquele terreno a esta Junta sem quaisquer encargos, oferta esta que, reconhecidamente se aceita, deliberando esta Comissão Administrativa considerar beneméritos aqueles referidos senhores e autorizar o Presidente desta Comissão Administrativa, José Joaquim Simões dos Louros, a representar os vogais para o efeito de aceitar a doação do citado terreno por documento público e autorizar também o mesmo Presidente a ordenar o pagamento ao Notário, das despesas com o documento.

José Joaquim Simões dos Louros
Silvestre da Silva Martins
Sebastião d’ Oliveira Canão

13.02.1938
Foi ainda mais deliberado oficiar ao Excelentíssimo Chefe das Finanças do Concelho de Oliveira do Bairro para que se digne passar certidão da matriz predial urbana do prédio onde está instalada a Estação Telégrafo-postal desta freguesia, a fim de se satisfazer o solicitado pela Ex.ma Direcção-Geral dos Correios Telégrafos e Telefones.

10.12.1939
Como esta Junta fosse atenda ao pedido que fez a Digníssima Administração Geral dos Correios Telégrafos, deliberou oficiar aos Senhores beneméritos que compraram o terreno para fazer o Edifício dos Correios Telégrafos, convidando-os para uma reunião para darem o seu parecer a fim de cedência do dito Edifício à Administração Geral.

06.06.1954
Por lapso não foi passado em sessão de Dezembro a nomeação duma comissão organizadora de fundos para a compra do terreno e remodelação de um muro junto ao Edifício dos C.T.T. para ampliação do mesmo. Esta Junta resolveu esta nomeação visto a já nomeada não aceitar esta missiva. Fica composta pelos seguintes senhores: Presidente: Manuel Simões Ferreira J.or, Tesoureiro: Manuel Simões da Cruz, secretário: Manuel Simões Luzio. O terreno a comprar é para oferecer gratuitamente aos C.T.T.

05.12.1954
Compareceram nesta sessão os senhores Manuel Simões Ferreira J.or, Manuel Simões da Cruz e Manuel Simões Luzio, respectivamente presidente e vogais da comissão encarregada por esta Junta em sua sessão de seis de Junho do corrente ano a qual cumpriu a missão confiada, a apresentarem a esta Junta as contas de receita e despesa para o que foram nomeados, sendo a receita de cinquenta e cinco mil quinhentos e treze escudos e dez centavos e a despesa de igual valor.

(Recolha de Sérgio Ferreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário