1 de março de 2006

O 23º ANIVERSÁRIO DO ORFEÃO

Comemorou-se no passado dia 19 de Fevereiro o 23º aniversário da Associação Orfeão de Bustos. Embora já alguns meses antes se viessem a desenhar os contornos desta associação na mente de alguns bustuenses, foi em Fevereiro de 1983 que a mesma se formalizou como tal.
Desde então esta associação tem tido um papel determinante na dinâmica cultural, recreativa, desportiva e social. Neste momento tem em actividade permanente um Grupo Coral Polifónico, Grupo de Cantares Populares, Secção de Rastreio de Factores de Risco Cardiovasculares e Secção de Ginástica, oferecendo à população uma diversidade de actividades indispensáveis à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tantas vezes condicionada quer por factores sociais quer de índole particular.
A Associação Orfeão de Bustos, hoje em busca de novos rumos para manter a sua firme presença na vida dos bustuenses, tem-se mantido atenta às necessidades locais. E por esse motivo fazem ainda parte do seu vasto “curriculum” oficinas de teatro, escola de música e organização de provas desportivas e secção de atletismo, as quais foram a seu tempo abandonadas em grande medida por falta de condições físicas.

Foi com o objectivo de fazer esta retrospectiva no tempo e assumir a responsabilidade e a honra de 23 anos de dinâmica vida desta associação, que a direcção preparou este ano pela primeira vez as comemorações do seu aniversário.
As comemorações começaram pelas 11 horas com Missa de Acção de Graças solenizada pelo grupo Coral Polifónico da associação, tendo o Sr. Padre Arlindo lembrado a todos os presentes o papel de relevo que esta associação tem desempenhado na vitalidade da freguesia de Bustos e homenageado todos quantos têm, há 23 anos, contribuído para que este projecto começado em 1983 se tenha mantido sempre actual.
De seguida rumou-se ao cemitério de Bustos para deposição de coroa de flores em homenagem a todos os associados já falecidos. Este acto simbólico teve como objectivo lembrar os apoiantes deste projecto que já partiram, mas também relembrar a todos os associados que o seu papel na vida da associação é intransmissível e a sua presença, acompanhamento e participação activa indispensáveis.

Foi de seguida feita a bênção da nova carrinha, a qual irá estar principalmente destinada a apoiar as saídas dos Cantares Populares, e a abertura da exposição “Assim se Faz História” pelo Sr Presidente da Câmara, Mário João Oliveira. Esta exposição foi acima de tudo uma mostra da já longa actividade da associação através de fotografia, instrumentos, projecção do último trabalho feito pelos Cantares Populares em etnografia com a colaboração da Dra. Clara Aires, e tantos outros testemunhos que se foram coleccionando ao longo desta estusiástica caminhada.
Para concluir, por volta das 17 horas, foi organizado um concerto com o grupo coral da associação e o grupo coral de Serzedo (Vila Nova de Gaia). Com o salão polivalente acalorado pela moldura humana presente, os grupos corais puderam exibir-se de forma memorável.

Foi sem dúvida um dia emocionante quer para a associação quer para a comunidade, em especial para todos quantos desde início estiveram a acompanhar directa ou indirectamente o percurso da associação. Deseja-se que esta colectividade armazene, com os eventos de sucesso, toda a energia e apoio de que precisa, para continuar a estar atenta às necessidades emergentes, e responder com iniciativas que vão de encontro ou, de preferência, superem as expectativas da população.

Regina Alves

2 comentários:

  1. Os Orfeonistas devem tomar a iniciativa de lançar um movimento a favor da aquisição de novas instalações onde, com dignidade e funcionalidade, possam continuar a exercer e até alargar as suas actividades.
    Onde estão, no exíguo espaço partilhado com a ABC, ficam muito aquém do que é a sua vocação e a sua dinâmica.
    E eu até sei que eles têm interessantes ideias no saco...
    Falta é lançá-las a público.
    E também já é tempo do Povo de Bustos voltar a mostrar aquilo que vale, como aconteceu com o Palacete do Visconde em finais de 70, princípios de 80!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:01

    Fui dos felizardos a assistir ao encontro dos corais. O Grupo de Bustos – actuou em 2º lugar - deliciou a assistência com um reportório mais ligado às raízes populares. O grupo da Associação Recreativa Cultural de Serzedo oferecera um naipe de nove canções a puxar pela participação da assistência. Os espirituais negros (Lord, I want & Michael, row the boat ashore) mereciam ser acompanhados com palmas ritmadas. A assistência até sabia fazê-lo, a rigor. Mas quis reservar para os merecidos aplausos. De pé e sem claque.
    Programa concluído, o grupo visitante regressa ao “anfiteatro” e oferece o ‘encore’ que acabou por ser lotaria premiada para as individualidades retardatárias. Um pormenor, porventura esquecido – nunca se entra durante a exibição.
    Nova demonstração da habilidade canora e mais quentes e demorados aplausos.
    Ficou o apetite para mais audições. Parabéns ao Orfeão de Bustos pela pujança demonstrada. O XXIV ano do Orfeão entrou com sangue na guelra.
    Pode ser que para 2007 o programa das festas de aniversário do Orfeão, da ‘ABC’ e da ‘Biblioteca nº 26’ se integrem nas actividades do aniversário da criação da Freguesia e agitem a regular monotonia do Dia de Bustos. Haja abertura para tal.
    Sérgio Micaelo Ferreira

    ResponderEliminar