15 de março de 2006

12º ENCONTRO DE COROS DA BAIRRADA

Numa organização conjunta do Orfeão de Bustos e do Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo, vai realizar-se, nos próximos dias 25 de Março e 1 de Abril o XII Encontro de Coros da Bairrada, com início agendado para as 21.00 horas.
Assim, a primeira parte do Encontro de Coros da Bairrada acontecerá em Aguada de Baixo. O espectáculo acontecerá, no Salão da Junta de Freguesia de Aguada de Baixo. Além do Orfeão anfitrião, participarão o Coro Misto do Orfeão de Águeda, o Orfeão de Barrô, o Grupo Coral Jovem da Arcel e o Orfeão da Casa do Povo do Troviscal.

O Orfeão de Bustos, o Coral Polifónico Cantate Jubilo, de Barrô, o Coral Magister da Mealhada, e o Orfeão da Associação Cultural de Recardães vão participar na segunda parte do mesmo encontro, no dia 01 de Abril, em Bustos, sendo responsável pela organização o Orfeão de Bustos. Este espectáculo ocorrerá na Igreja Paroquial de Bustos, que para o efeito tem uma acústica extraordinária.

Cerca de quatrocentos coralistas, distribuídos por nove grupos corais, sete maestros e duas maestrinas farão a festa que será mais um Encontro de Coros da Bairrada que, numa organização que se espera impecável por parte dos grupos co-organizadores, possa também, promover momentos dignos de dois grandes espectáculos, onde a música e a amizade pre- encherão as noites.
Também os apreciadores da música coral serão convidados a aquecer os improvisados auditórios de Aguada de Baixo e de Bustos e a apreciar a magnífica afinação polifónica conseguida, em tantas noites de ensaio, pelas vozes de tenores, sopranos, baixos e contraltos e pela dedicada habilidade e génio dos respectivos maestros e maestrinas que se apresentarão.
O programa dos concertos abrangerá um vasto período da história da música coral, passando pela interpretação de peças litúrgicas e profanas, clássicas e eruditas, bem como a música popular. Uma revolução no repertório tradicional, uma lufada de ar fresco, como se espera nos diversos reportórios, sem esquecer peças corais de autores portugueses contemporâneos, e espaço para a promoção e apresentação de temas bairradinos.
Como pano de fundo, teremos a oportunidade de ouvir o Hino da Bairrada - o velho hino com letra do Pde Acúrcio e música de Albano da Cruz.

Os encontros de coros da Bairrada são já uma tradição do que de melhor se faz ao nível do Canto Coral Polifónico, isto resultado do esforço dos diversos grupos corais na dinamização deste tipo de música, pese embora alguns deles com ainda alguma tenra idade e a quem se deve reconhecer um esforço desenvolvido nesta dinâmica cultural.
Uma aposta que deve ser desenvolvida de forma articulada, no sentido de promover e alargar o interesse à participação duma faixa de população mais jovem, como forma de sustentar um carácter mais jovial aos diversos grupos.
As entradas serão gratuitas, pelo que se espera que a Bairrada compareça e que assim dê força aos briosos executantes de todos os corais e logicamente, à organização deste encontro, reconhecendo todos que, “o homem se realiza também pela cultura, resolvidos os problemas de cama e mesa”.
O evento conta com os apoios oficiais da Câmara Municipal de Águeda, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, das Juntas de Freguesia de Aguada de Baixo e de Bustos.

Sem comentários:

Enviar um comentário