2 de julho de 2015

BUSTOS - Câmara PSD - de Oliveira do Bairro - 'extermina' Biblioteca?

De uma entrevista aqui ao Dr. Assis Rei sobre a Biblioteca de Bustos em 1999, destacam-se dois excertos que podem revelar o estado de carência que tem acompanhado esta instituição.
câmara psd de oliveira do bairro vai 'criar' «casa mortuária da biblioteca de bustos»?


Uma estratégia para desativar a Biblioteca de Bustos ...

Eis o 1.º excerto:
(…)
 “JB – Bustos raramente teve as boas graças do poder de Oliveira do Bairro ...
AR.–   ... Mesmo a seguir ao 25 de Abril, a Biblioteca de Bustos mudou para um edifício comprado pela população e amigos da terra (O Palacete do Visconde), já a de O do Bairro foi instalada em edifício público pago pelos cofres do Estado. Mas há  mais .. A encarregada da nossa biblioteca recebia um pequeno subsídio, enquanto que a da sede do concelho tinha uma funcionária a tempo inteiro, com vencimento da Câmara. Enfim, ... para bibliotecas fixas iguais, tratamento diferente”.
(fim de citação)
 
‘Biblioteca fixa n.º 26 está viva e recomenda-se, Jornal da Bairrada, 1999, 04.15, p.6 
2º Excerto
“JB–  Como sente  hoje a  sua biblioteca?
AR.–  Visito-a diariamente. Tem novo equipamento. Está mais atraente. E repara que o horário de funcionamento está mais adaptado às necessidades da população. A bibliotecária é jovem e gosta do seu trabalho.... Mas parece ser sina, ...além do seu trabalho, faz serviço da Casa do Povo, ... preenche papelada, ... desloca-se a Oliveira do Bairro, etc... Como curiosidade ainda hoje vi um utente de Amoreira da Gândara   a entregar uma ficha de um livro... Momentaneamente a biblioteca  está em obras para receber uma ludoteca (polo da futura Biblioteca Municipal).
JB – Mas as valências oferecidas pela nova dinâmica de funcionamento da  biblioteca e da ludoteca não exigiriam a  construção de um edifício próprio?
AR.–  (Encolheu os ombros) ... Anda-se a remendar, ...  para remediar ... “
(Fim da entrevista)
in Biblioteca fixa n.º 26 está viva e recomenda-se’, Jornal da Bairrada, 1999, 04.15, p.6 – Nota: o oportuno título da entrevista foi criado pelo JB, (provavelmente, Armor Pires Mota).

Parece tornar-se claro que o poder central de Oliveira do Bairro tem usado a estratégia de "remendar  … até cair de podre".

A decisão da câmara PSD de Oliveira do Bairro em transferir a Biblioteca+Pólo de Leitura para sala(s) do interior da Escola Básica de Bustos (pré-primária e 1º ciclo básico!) mostra que o executivo pretende ‘exterminar’ a biblioteca herdeira, da Biblioteca Fixa nº 26 de Bustos. 
O tempo (meteorológico) irá encarregar-se de fundar uma ‘casa mortuária da biblioteca de bustos’, tornando inoperacional a utilização da maior parte do espólio. A menos que haja uma apropriação indevida a mando do executivo camarário.
sérgio micaelo ferreira, cartão de leitor da biblioteca de bustos nº 870 

Sem comentários:

Enviar um comentário