17 de julho de 2015

A antiga Biblioteca Fixa nº 2 da FCG de Samora Correia é Biblioteca Municipal Carlos e Odete Gaspar. E em Bustos (Oliveira do Bairro), sr. presidente da câmara?

A falsa reunião da senhora vereadora da cultura com a comissão de defesa da Biblioteca (leia-se Pólo de Leitura) no Centro de Bustos redundou na confirmação do seu despejo dasinstalações do palacete e a consequente «exterminação» da biblioteca.
Ganha a Escola Básica do Sobreiro com a sua Biblioteca Escolar.
«Bustos - direito de existir» parece ser um graffiti que ajudará a descontaminar determinadas mentes que sentadas em determinadas cadeiras eleitorais decidem em desfavor desta terra.
«Abandonar» parece ser a chancela que o actual presidente da câmara sabe usar com perfeição em Bustos, por exemplo:  Bairro Social; zona industrial; e agora a Biblioteca/Polo de Leitura. 

O presidente Mário João Oliveira  irá entrar na história negra de Bustos por ter «exterminado» a herdeira da biblioteca fixa n.º 26 da FCG*, a  mais antiga do concelho que «governa». Espero que um dos seus assessores lhe mostre o postal de Samora Correia, que teve a Biblioteca Fixa nº 2 e habita no  Palácio do Infantado com o nome de 'Biblioteca Municipal Carlos e Odete Gaspar e que está integrada na rede das Bibliotecas Municipais de Benavente.

As relações com a Memória permanecem sólidas em Samora Correia (freguesia de Benavente). Mas o sr. presidente do concelho de Oliveira do Bairro tem a sua glória... estará na galeria do obscurantismo. 
...
Pela rede social, tomei nota das inúmeras visitas à biblioteca de Bustos. Teria sido em imaginação ou é mais uma do primeiro de Abril? 
Desejaria ser esclarecido que mandasse fornecer a lista do material de ludoteca, livros fornecidos nos mandatos do presidente Mário João Oliveira.  E já agora, repartido por anos. A lista dos títulos de jornais e revistas poedrá vir em primeiro lugar para trazer satisfação a Oliveira do Bairro. Seria um contributo para ajuizarmos o apoio que tem prestado a esta instituição da tutela da câmara.
     

* - Fundação Calouste Gulbenkian





Carlos Augusto Gaspar 
Carlos Augusto Gaspar
(1922 - 1998)
Figura ímpar de Samorense, deu à sua TERRA 37 anos de trabalho quotidiano, com competência, persistência e empenhamento, em defesa da cultura e da criança.

Durante aquele período, deu vida à Biblioteca Fixa N.º. 2 que a Fundação Calouste Gulbenkian instalou em Samora Correia sob jurisdição da Sociedade Filarmónica União Samorense, desiderato conseguido pela sua acção persistente junto daquela instituição, e por essa razão se designa hoje com toda a justiça, BIBLIOTECA CARLOS E ODETE GASPAR.

Detentor duma personalidade simples e humilde, dedicou quase toda a sua vida ao seu semelhante, com especial relevo para a criança, sempre apoiado pela companheira ODETE, seu “CAVALO DE RAÇA” como lhe chamava.

Fez sempre mais um esforço para tentar que um estudante de menores recursos, conseguisse os seus livros a expensas da Biblioteca, que servia quase diariamente, de forma gratuita.

Carlos Gaspar, MESTRE SEM DIPLOMA, é, foi e será SEMPRE, o orgulho de todos os Samorenses.

Pelo que nos deste e nos despertaste, ...

...OBRIGADO CARLOS GASPAR !
(fim do postal editado em Samora on line aqui )
...................................................................................................

Quando reina a prepotência, o que se pode esperar?
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário