20 de julho de 2015

AMIGOS DA BIBLIOTECA DE ESPINHO APOIAM LUTA DO POVO DE BUSTOS

Nas últimas semanas o “Notícias de Bustos” tem batido recordes de audiência. Por exemplo o texto “Câmara e Bustos em Rota de Colisão” alcançou (até hoje) 2693 leitores, o que indica que a polémica em torno da biblioteca já ultrapassou, em muito, a comunidade local. É de prever que o tema alcance em breve notoriedade nacional. Outros textos têm batido recordes, como aconteceu com os artigos de de Irene Micaelo em defesa da biblioteca de Bustos, publicados aqui  e aqui,  que alcançaram mais de dois milhares de leitores e provocaram várias reações de apoio. Entre elas destacamos hoje a opinião do Prof  Teixeira Lopes (1)

ASSOCIO-ME AO VOSSO DESCONTENTAMENTO

Concordo com os pressupostos consignados no artigo em referência. Em defesa das Bibliotecas Públicas e das Bibliotecas Escolares, como Professor, como Cidadão, como Leitor, como combatente pela literacia, pela inclusão social e intelectual, considero que em Bustos a "ideia" peregrina de "fechar" a "Biblioteca Pública" e inclui-la na "Biblioteca Escolar" é canhestra, medíocre, inquinada de um espírito pseudo moderno em nome da vulgata "economicista" tão querida dos poderes instituídos, sejam eles quais forem.
É com todo o gosto, que em meu nome pessoal e como Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho,  me associo ao vosso descontentamentoe às vossas reivindicações.

                                                               António José Teixeira Lopes
                                                                                 Professor     
 
 (1) António José Nunes Teixeira Lopes fundou e dirige a Associasção de amigos da Biblioteca Municipal de Espinho. Do seu curriculum destacamos:
Mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1998). Defendeu a tese "O nascimento de um Aglomerado Urbano: Espinho no Limiar do Século XX".
Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980).
Curso de Património Histórico-Artístico, Natural e Etnográfico do Centro Nacional de Cultura (1990-1992). Defendeu a dissertação: "Um olhar sobre Espinho e o seu Património".
Formador reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Professores nas áreas e domínios da História/História de Portugal e História Económica e Social.
Orientador de Estágio do Ramo Educacional da Licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991/1992 - 2001/2002).
Supervisor de Exames Nacionais do 12º Ano da disciplina de História (2005).


Sem comentários:

Enviar um comentário