27 de junho de 2014

UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS PERDE O CAMPO



A União Desportiva de Bustos não se extingue mas vai perder a sua alma, o campo  de futebol Dr. Santos Pato. 
No decorrer da próxima semana a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro deverá receber as chaves do campo Dr. Santos Pato terminando assim a tentativa de refundação da União Desportiva de Bustos iniciado em 2012.(Ver aqui e aqui). A direção então eleita (presidente: Susana Pedreiras vice-presidente: Óscar Aires dos Santos) encontra-se demissionária o que criou um impasse que está a inviabilizar o futuro da instituição.

Para que se perceba as razões que levam à entrega das chaves  há que lembrar que existe um compromisso entre a U.D.B (assinado pela direção demissionária) e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro onde esta assumiu o pagamento de rendas atrasadas (cerca de 12 mil euros) assim como as futuras (à volta de 500 euros mês) do campo de futebol, na condição da U.D.B pagar as dívidas à segurança social e o campo passar a ser utilizado em atividades desportivas. O incumprimento por parte da U.D.B levaria a edilidade a tomar posse do arrendado, o que terá agora de acontecer. Perante o iminente despejo será necessário retirar e armazenar os bens do clube, havendo necessidade de fazer o seu inventário.
A fim de evitar problemas futuros há ainda necessidade de encerrar a atividade junto da autoridade tributária assim como da segurança social. Há igualmente urgência em delimitar e registar os terrenos pertencentes ao clube entretanto incorporados nas instalações e agregados aos terrenos cedidos pelo Dr. Manuel dos Santos Pato.

                              Mesa da assembleia geral. Manuel Nunes, Milton Costa e Álvaro Ferreira


São muitas e muito importantes as tarefas a cumprir mas a avaliar pela última Assembleia Geral ninguém está com ânimo para assumir o trabalho e dividir tarefas. Perante a ausência de muitos e o seu ostensivo virar de costas, resta a mesa da Assembleia Geral, presidida por Milton Costa, que persiste em desempenhar o cargo com responsabilidade até ao fim. Mas, tal como confessou na última assembleia, precisa de apoio e ajuda na resolução destas últimas questões.

O futuro é sombrio para a União.Desportiva de Bustos que não se extingue, mas perde o seu maior símbolo, as instalações para a prática desportiva. Fica sem casa. Podemos querer acreditar que não é o fim de uma história iniciada em 1948. Mas a agonia é grande. Tão grande quanto a indiferença e o desânimo que tomou conta da sociedade.




Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário