28 de maio de 2011

LOJA SOCIAL DE BUSTOS, UM "OLHAR ATENTO"



«Olhar Atento» é logótipo da Loja Social de Bustos e marca de água de um Projecto de mutualismo a desenvolver por cinco alunas finalistas do IPSB (Colégio de Bustos).

A solidariedade entre vizinhos era ouro de lei. Ainda há poucas gerações sopa cozinhada em Bustos era entregue no Hospital da Misericórdia de Oliveira do Bairro. Hilário Francisco Ferreira segurava a panela na moto conduzida pelo o P. Vidal. Em 1963, Janeiro, o Jornal da Bairrada destacava a distribuição de “mais três meses o pão às crianças pobres” pela Associação das Amigas dos Pobres (de Bustos) … E há mais exemplos.

Actualmente, comissões especializadas no serviço da ‘caridade’ anunciam aos quatro ventos a ameaça de excluir ou de rejeitar cidadãos carenciados, porque não podem suportar os pesados encargos que têm para com o Estado …

Que falta está a fazer o P. Vidal, a União Liberal de Bustos, o P. Frei Gil, … Exemplos bem próximos de nós que mostrariam possíveis caminhos a calcorrear para cumprir a solidariedade, que alguns distinguem por fraternidade. …

Os tempos são outros… mas o cerne da praxis não mudou.

O Projecto que as cinco alunas finalistas do IPSB (Colégio de Bustos) abraçaram ultrapassa a simples ‘caridade’. É uma chave a abrir mais uma porta das relações intra-sociais.

Um lema de significativo alcance na via da construção de uma sociedade afastada dos consumismos está na não existência de dinheiro na transacção dos artigos expostos. A relação “comercial” é feita sob a forma de permuta.


A Loja Social realça também a componente solidária para com os carenciados, conforme a peça de Belino Costa publicada aqui.

A devida vénia

. a Ana Peres por dirigir o Projecto “Olhar Atento” e lançá-lo para fora da cerca do Colégio.

. às cinco alunas Ana Almeida; Andreia Costa; Inês Ferreira; Joana Dono; Maria Viegas por ansiarem pôr em prática o projecto fundamentado na solidariedade fraterna.

. à Junta de Freguesia de Bustos que proporcionou alguns meios indispensáveis ao levantamento do projecto.

. à Deolinda Costa e ao Basílio Crespo por cederem as instalações, ajudando a animar o centro de Bustos.

. aos (às) voluntários(as) que restauraram as instalações.

. aos (às) restantes amigos(as) da Loja.

Sem comentários:

Enviar um comentário