Teria cerca de 24 anos quando foi colocado na estação dos Correios de Bustos. aqui desempenhou as tarefas de giro com zelo, dedicação e eficiência. [De lembrar que naquele tempo as portas das casas ainda não tinham nº de polícia]. Com naturalidade, granjeou inúmeras amizades em Bustos.
Quis o acaso reunir um corpo de funcionários na “nossa” estação dos Correios que deixaram uma marca indelével bem servir as populações: O quase esquecido chefe de estação Eduardo Santos, os carteiros Manuel Pires dos Reis (de Paradela), Manuel “Serralheiro”, já nosso conhecido benemérito da Biblioteca, Rui “Carteiro” que exerceria o ofício na Mamarrosa, e outros. Mais protagonistas que passaram pelos Correios, merecem ser recordados, cito apenas D. Ercília Silva, (irmã da D. Zairinha), D. Armando Belo (Aveiro), Martinzinho (?), Sr. João ... , etc. E também há um sector que não pode ser descurado: o Pessoal da Limpeza.
A qualidade do serviço prestado na estação foi superiormente reconhecida, as placas d almoxarife do ano (?) atribuídas durante a chefia do Sr. Eduardo dos Correios. As placas desapareceram, mor motivo de obras. É o costume. ….
Manuel Ferreira, bustuense por afinidade, em traço escorreito trouxe-nos o retarto de Manuel Pires dos Reis : «O “Ti Manuel Carteiro”, como era conhecido, era um homem bom, sempre pronto a colaborar em tudo o que pudesse engrandecer o lugar. Para além de ter sido sócio-fundador do S. C. Paradela, sempre que se lhe batia à porta, estava pronto a ajudar.” (2)
As condolências a António Marques dos Reis e Fernando Marques dos Reis e demais família.
_________________
(1) Manuel Ferreira, Bustuense por afinidade, Correspondente de Paradela (Águeda) do jornal "Região de Águeda", (18.05.2011).
(2) Hilário Costa, Memórias de um bustoense, 1984.
Sem comentários:
Enviar um comentário