26 de maio de 2011

Manuel Pires Simões dos Reis, «Ti Manuel Carteiro». NA MEMÓRIA DE BUSTOS

No pretérito dia 13, Manuel Pires Simões dos Reis entrou, com 81 anos, na Galeria da Memória de Bustos.

Teria cerca de 24 anos quando foi colocado na estação dos Correios de Bustos. aqui desempenhou as tarefas de giro com zelo, dedicação e eficiência. [De lembrar que naquele tempo as portas das casas ainda não tinham nº de polícia]. Com naturalidade, granjeou inúmeras amizades em Bustos.

Quis o acaso reunir um corpo de funcionários na “nossa” estação dos Correios que deixaram uma marca indelével bem servir as populações: O quase esquecido chefe de estação Eduardo Santos, os carteiros Manuel Pires dos Reis (de Paradela), Manuel “Serralheiro”, já nosso conhecido benemérito da Biblioteca, Rui “Carteiro” que exerceria o ofício na Mamarrosa, e outros. Mais protagonistas que passaram pelos Correios, merecem ser recordados, cito apenas D. Ercília Silva, (irmã da D. Zairinha), D. Armando Belo (Aveiro), Martinzinho (?), Sr. João ... , etc. E também há um sector que não pode ser descurado: o Pessoal da Limpeza.

A qualidade do serviço prestado na estação foi superiormente reconhecida, as placas d almoxarife do ano (?) atribuídas durante a chefia do Sr. Eduardo dos Correios. As placas desapareceram, mor motivo de obras. É o costume. ….

Hilário Costa imortalizou os dois Amigos e companheiros de Ofício:”«…os carteiros Manuel Martins e Manuel Reis estão perfilados para serem fotografados, no ano de 1954, quando principiaram ao serviço do correio: há precisamente 30 anos. E agora, por cortesia, me cederam esta fotografia.”(1)

Manuel Ferreira, bustuense por afinidade, em traço escorreito trouxe-nos o retarto de Manuel Pires dos Reis : «O “Ti Manuel Carteiro”, como era conhecido, era um homem bom, sempre pronto a colaborar em tudo o que pudesse engrandecer o lugar. Para além de ter sido sócio-fundador do S. C. Paradela, sempre que se lhe batia à porta, estava pronto a ajudar.” (2)

As condolências a António Marques dos Reis e Fernando Marques dos Reis e demais família.

_________________

(1) Manuel Ferreira, Bustuense por afinidade, Correspondente de Paradela (Águeda) do jornal "Região de Águeda", (18.05.2011).

(2) Hilário Costa, Memórias de um bustoense, 1984.


Sem comentários:

Enviar um comentário