29 de dezembro de 2010

DIA DE CORREIA ARRAIS, Aristides



“As nossas conversas iam longe.

(…)

Procurávamos a sombra dos cajueiros para os nossos colóquios. Havia folhas secas pelo chão, como um grande tapete cinzento, que rangiam sob os pés. E o cheiro agradável da flor de caju chegava até longe.

– Vamos fazer piquenique nos cajueiros.» (1)





Um longo abraço em dia grande para seu Aristides
___________
(1) José Lins do Rego, Menino de Engenho, Livros RTP, nº 47, Editorial Verbo, 1971.

27 de dezembro de 2010

"Biblioteca" de Bustos deseja Boas Festas




Um Bom Ano para a "Biblioteca".



Jornais diários e revistas podem ser consultados na “Biblioteca” de Bustos.

E é de borla.

23 de dezembro de 2010

DERAM VIDA À BIBLIOTECA FIXA DA GULBENKIAN [BUSTOS]



Por iniciativa de Arsénio Mota, em data anterior a 18 de Fevereiro’1961, Bustos foi dotada de uma Sala de Leitura. Mantiveram a porta aberta – voluntariamente – o seu criador e esporadicamente João Oliveira ...
Por influência de Arsénio Mota e com o indispensável suporte institucional da Comissão de Melhoramentos’60, naquele Dia de Bustos foi inaugurada a Biblioteca Fixa nº 26 de Gulbenkian. O patrocinador, então leitor nº 1, assume a responsabilidade de encarregado da biblioteca, mas por breve tempo. [Tinha encontrado trabalho no Porto].
Cabe hoje, realçar o nome dos encarregados do funcionamento dos primeiros tempos da biblioteca:
Os irmãos Martins (serralheiros), Abel e Manuel e mais tarde a D. Zairinha.  O Dr. Assis Rei  era o mecenas - cumpria com os encargos financeiros.

Antigos leitores ainda se recordam das idas à ‘nossa biblioteca’.

A festa dos 50 anos do nascimento da biblioteca não pode ignorar ou menosprezar aqueles que a ‘mantiveram viva’…
Num acto de colonização primária, o Pólo de Leitura de Bustos despromoveu a biblioteca, só no nome. A biblioteca continua a existir. Pouco se tem feito para reabilitar o nome dentro da legislação actual ...
Fora d’horas.
1    1) O estado d’alma da biblioteca mereceu a Belino Costa alguns reparos, de que destaco:
“Não basta ter uma funcionária, um horário de abertura e livros espalhados por várias estantes para se ter uma Biblioteca. Seria preciso um programa de dinamização da leitura, um projecto, um acervo actualizado, instalações adequadas e uma direcção visando atingir públicos específicos, sensibilizando a comunidade em geral. Seria preciso enquadrar o pólo de leitura de Bustos numa politica de promoção da cultura e do livro a nível concelhio o que, manifestamente, não existe."

2) A inauguração da biblioteca no Dia de Bustos’1961 não mereceu um relato circunstanciado. Pelo menos não se conhece. Mas isso não impediu que surgisse alguma ficção sobre o evento em 

POSTAL DO ROSSIO - 7 «» Bustos no roteiro de Branquinho da Fonseca (4.05.1905, Mortágua (*) Cascais, 16.05.1974) NB. 28.5.05 aqui

22 de dezembro de 2010

ULISSES CRESPO EVOCA ARMANDO LIMA


(amplia, clicando sobre a imagem)

Biblioteca Fixa nº 26 está viva e recomenda-se*

O próximo Dia de Bustos vai o meio século da Biblioteca Fixa da FCGulbenkian - nº 26 cruzar-se com o trigésimo aniversário da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos, por sinal a hospedeira daquela sem-abrigo. Pela oportunidade, NB mostra a entrevista publicada no Jornal da Bairrada a uma das Figuras da Comissão de Melhoramentos de Bustos'1960, o Dr. Assis Francisco Rei, que a seu sustento, impediu o encerramento daquela instituição mal amada.
...

Eis a entrevista:


Salta à vista de um sobrescrito da ABC de Bustos. O pensamento interroga, Biblioteca da Gulbenkian ... Fixa com número tão baixo (26)? Como foi possível, se a de Águeda tem o nº 89 e a de Oliveira do Bairro queda-se pelo 148...? Olhar através do caleidoscópio dos anos 50/60 impõe-se. O Dr. Assis Francisco Rei (AR), com o mesmo sorriso de sempre, disponibiliza-se a ciceronear o passeio pelas cortadas dessas décadas



RESISTÊNCIAS E ENTRAVES
JB – Nos anos 50, os leitores tinham ao seu dispor um serviço regular da Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Entretanto, no Dia de Bustos/61 (18 de Fevereiro) é inaugurada uma Sala de Leitura[1] recheada de livros. Como foi possível conseguir tal evento?
AR – Nessa época existia uma Comissão de Melhoramentos que apostava na concretização de várias realizações que ainda hoje são indicadores de qualidade de vida. A criação de uma Biblioteca Pública constituía um dos objectivos. Havia leitores em número apreciável. O Arsénio Mota era membro desta Comissão e que já andava pelo mundo das letras, foi o grande responsável pelo aparecimento da Biblioteca Fixa.
JB – Que individualidades participaram na inauguração?
AR. – Esteve presente uma entidade superior da FCG, além dos membros da Comissão de Melhoramentos.
JB – Sendo Bustos uma terra onde eram evidentes os conflitos políticos (Salazar/Oposição), a Sala de Leitura era frequentada pelas forças da então Situação?
AR. – Vejamos. ... Inicialmente, amedrontavam a população. Dizia-se que não se perdia nada por não frequentar a Biblioteca e que os livros que lá estavam não eram os mais aconselhados.
JB– A tomada dessa posição não estaria relacionada com as tendências políticas dos membros da Comissão de Melhoramentos?
AR. – Não, porque a Comissão sempre se afirmou apolítica e defendia, sem equívocos, que todos os bustuenses eram necessários ao progresso da sua terra. Bustos estava acima de tudo.
JB– Ainda se recorda da frequência dos utentes da biblioteca?
AR. – No início havia mais utentes do sexo masculino, predominando a leitura domiciliária. Caso curioso, a biblioteca servia as redondezas de Bustos, com destaque para o Troviscal.
JB A Biblioteca teve “a oferta de cerca de duzentos livros diversos” (1) de um lisboeta e amigo de Bustos, Albino de Seabra Coelho. Existe nas instalações alguma indicação que ilustre tal dádiva?
AR. – De facto não existe. E merecia-o, já que se tratou de uma pessoa que gostava da nossa maneira de viver e de conviver ... Passava sempre as férias na nossa terra.



PRIMEIROS PASSOS
JB– A Sala de Leitura deu os primeiros passos numa sala onde funcionara a Barbearia dos Luzios, a seguir transitou para o 1º andar do edifício do Ferreira da Silva (recentemente demolido). Como conseguiam as verbas para a manter as instalações?
AR. – Inicialmente, as despesas de renda, luz e limpeza foram suportadas pelo Arsénio Mota que também se encarregou do atendimento. Entretanto, a Comissão de Melhoramentos desfez-se. Fiquei só. Um dia, o Abel Martins (Serralheiro), exímio torneiro do Manuel da Barroca e leitor assíduo, ofereceu-se para desempenhar a função de bibliotecário nas horas vagas e sem qualquer encargo. Eu dispus-me a suportar o pagamento da renda, luz e limpeza. Entretanto o Abel emigra para África do Sul e, por sorte, sucede-lhe, nas mesmas condições, o seu irmão, o Manuel Carteiro ...



JB Bustos raramente teve as boas graças do poder de Oliveira do Bairro ...
AR.– ... Mesmo a seguir ao 25 de Abril, a Biblioteca de Bustos mudou para um edifício comprado pela população e amigos da terra (O Palacete do Visconde), já a de O do Bairro foi instalada em edifício público pago pelos cofres do Estado. Mas há mais .. A encarregada da nossa biblioteca recebia um pequeno subsídio, enquanto que a da sede do concelho tinha uma funcionária a tempo inteiro, com vencimento da Câmara. Enfim, ... para bibliotecas fixas iguais, tratamento diferente ...
JB– A Biblioteca estava sujeita a inspecção periódica da FCG. Que impressão levavam os inspectores?
AR.– A melhor ... fundamentalmente constatavam a existência de um número apreciável de leitores, dos pedidos de novos títulos e admiravam-se do que hoje se chama a promoção do livro e da leitura.




OBRAS PARA RECEBER UM LUDOTECA
JB– Mas, voltando atrás, como desarmadilhou a pretensão da sede do concelho em querer extinguir a nossa biblioteca?
AR.– ... (Um sorriso aberto) ... Os serviços de inspecção da FCG eram assessorados por um professor da Universidade de Coimbra que conhecia a nossa realidade. Esteve sempre ao nosso lado, dando-nos sugestões. E nós seguíamos com entusiasmo, ...
JB Era só isso? ...
AR.– ... Bem ... Depois do serviço, havia sempre um pequeno convívio no restaurante Piri-Piri. ... Bustos sempre acolheu bem os amigos da terra ... o nosso amigo chegou a sugerir que se criasse um grupo de folclore, de teatro ou de outra actividade lúdica que a FCG asseguraria os subsídios ...
JB– E por que não se concretizou?
AR.– Bustos entrou em letargia, até o futebol do União acabara. Outros que expliquem. ...
JB Como sente hoje a sua biblioteca?
AR.– Visito-a diariamente. Está mais atraente. Tem novo equipamento. Além disso, a bibliotecária é jovem e gosta da sua actividade .... Mas parece ser sina, ...além do seu trabalho, faz serviço da Casa do Povo, ... preenche impressos, ... desloca-se a Oliveira do Bairro para entregar papelada, etc... Como curiosidade ainda recentemente vi um utente de Amoreira da Gândara a entregar uma ficha de um livro... Momentaneamente a biblioteca está em obras para receber uma ludoteca (pólo da futura Biblioteca Municipal).
JB– Mas as valências oferecidas pela nova dinâmica de funcionamento da biblioteca e da ludoteca não exigiriam a construção de um edifício próprio?
AR.– (Encolheu os ombros) ... Anda-se a remendar, ... para remediar ...
+
Comentário: Pela entrevista passearam figuras que, pela sua dedicação ao serviço da comunidade, deveriam pertencer ao património da nossa história. Existem mais, felizmente. É uma questão de ir procurá-las aos perdidos & achados de cada um.
____________
AR. - Dr. Assis Rei; 

(1) Mota, Arsénio – in Bustos, Elementos para a sua História, edição da ABC, 1983.

----
*Título e subtítulos do JB, 15.04.1999

19 de dezembro de 2010

"BIBLIOTECA" DE BUSTOS – SERVIÇO DIGITAL A PASSO DE LESMA CAQUÉTICA


O serviço de internete a funcionar na ‘Biblioteca de Bustos’ deve estar a cumprir a sua função. Figurar na estatística. Aos olhos do mapa de benfeitorias do serviço público isso basta.

Um habitual consumidor da «biblioteca» dá conta da ronceira prestação deste serviço e que em momento de desespero, qualifica os computadores como sendo da «pré-História» digital .

Renovação de material e dinamização do serviço custam dinheiro e como este escasseia, resta testemunhar o persistente definhamento da capacidade do seu préstimo.

Na era dos magalhães espalhados por todo canto e sítio – e ainda bem! - até parece ironia a «Biblioteca» de Bustos continuar a ser depositária destes obsoletos computadores.

Enfim … Não há volta a dar.


15 de dezembro de 2010

15 de Dezembro – DIA DO BAIRRO ALTO. (Um combate de Belino Costa, Presidente da ACBA)



15 de Dezembro – DIA DO BAIRRO ALTO. (Um combate de Belino Costa, Presidente da ACBA)

É verdade. O BAIRRO ALTO tem o seu DIA.
A Associação de Comerciantes do Bairro Alto propôs assinalar o DIA de aniversário do Bairro – 15 de Dezembro – com um programa diversificado organizado por diversas entidades.


Porquê 15 de Dezembro, ser escolhido o Dia do BAIRRO ALTO?

Sinteticamente, que o tempo não dá para mais delongas, BC responde:
“Corria o dia 15 de Dezembro de 1513 quando Lopo de Atouguia acordou com os aforadores Bartolomeu de Andrade e sua mulher, Francisca Cordovil, o sub aforamento das herdades em talhões para a construção de casas.
“Era o tempo fresco da Índia e do Brasil; Lisboa alastrava, procurava chãos, queria mais ar." Anotou Norberto Araújo no livro VI das suas “Peregrinações”. Começava a nascer aquele que viria a ter o nome de Bairro Alto.”

Belino Costa, Presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto (ACBA), foi o seu grande obreiro. Não causa admiração. Ainda este ano, fez entrar o 9 de Maio no calendário das grandes datas de Bustos, dia que marca efectivamente o início de uma caminhada ‘autonómica’. Foi a 9 de Maio de 1920 que aconteceram as eleições para a primeira Junta de Freguesia.

BC merece estar em Festa.

2011 vai trazer mais exigências. E BC não poderá «esquecer» os 30 anos da ABC (Associação de Beneficência e Cultura de Bustos), instituição que se ergueu com o voluntarismo da Diáspora de Bustos.
Não foi pela mão de Belino Costa que artistas de nomeada se exibiram "à sombra do Torreão do Palacete do Visconde"?
---


ORFEÃO DE BUSTOS NO MOSTEIRO DE CELAS

Na tournée dos Concertos de Natal, o Orfeão de Bustos exibiu-se ontem (14.12.2010) no Mosteiro de Celas (Coimbra).

Grupo Coral do 'Orfeão de Bustos' em exibição



... sob uma única batuta


Carlos Micaelo, repórter atento e presença regular nas mostras que envolvam Bustos, concedeu duas imagens e a informação para registo do evento.
Um obrigado.
srg
-----------
CD - 10,00 € - do Grupo Etnográfico Cantares de Bustos [Orfeão de Bustos] à venda:
* Junto dos Elementos da Direção , .... .... .... ....;
* Junta de Freguesia de Bustos;
* Tien 21 (Electro-Silvério) - Rua do Sobreiro, nº 63 - Sobreiro - Bustos;
* Casa Lavrador - Rua do Sobreiro, nº 52 - Sobreiro - Bustos;
* Casa Bolívar - Rua Jacinto dos Louros, nº 45 - Sobreiro - Bustos;

14 de dezembro de 2010

INICIADOS DA U.D.BUSTOS CAMPEÕES DA SÉRIE H- 2ªDIVISÃO

Neste último domingo, os iniciados da União Desportiva de Bustos sagraram se campeões da série H da 2ªdivisão distrital da A.F.Aveiro. O jogo da consagração foi em casa diante a L.A.A.C, em que os pupilos de Bustos mostraram porque estão em primeiro lugar, só com vitórias, impondo uma goleada de 6-0 ao seu adversário. No final da partida era enorme a satisfação dos atletas, treinadores, simpatizantes, e pais dos atletas da U.D.Bustos pela conquista do principal objectivo que era apura-se como vencedor para a fase dos primeiros, para a disputa da subida à 1ªdivisão.


A última jornada realiza-se no próximo domingo, fora de casa, diante do Mealhada. O Mealhada para acompanhar o Bustos na série dos primeiros tem de vencer os nosso pupilos. Mas nós não vamos facilitar porque queremos acabar esta série só com vitórias.

Os Guerreiros da U.D. Bustos:
  • Leandro
  • Tiago Vieira
  • João Carlos 
  • João Rodrigues
  • Filipe Silva
  • Rui Lima
  • Nuno Gonçalves
  • Jesus Meneses
  • Igor Cavadas
  • Pedro Santiago
  • Tavares 
  • Rodrigo 
  • Vasco
  • Tiago Maia
  • Roberto
  • Joel
  • Vasco(quito)
  •  Maxime
  • Diogo Castanhas
Treinadores:
  • Joaquim Gonçalves
  • Jimmy Oliveira 

EM BUSCA DA UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS - imagens do possível

12 de dezembro de 2010

Coral do Orfeão de Bustos em intensa actividade



O Grupo Coral do Orfeão de Bustos tem a agenda preenchida para o mês de Dezembro. Numa altura em que o espírito natalício invade as ruas, as igrejas, as casas de espectáculo, os nossos corações, a solicitação dos grupos corais para a realização de concertos assim como de espectáculos motivados por intercâmbios, intensifica-se.

No dia 11 de Dezembro, o Grupo Coral do Orfeão de Bustos deslocou-se a Valadares para a participação no Concerto de Natal, como forma de comemoração do 44º Aniversário do Grupo Desportivo e Recreativo da Fábrica Cerâmica de Valadares, um grupo coral que, para além de uma relação de longa data com o Orfeão de Bustos, registou também na sua memória, o Coral do Orfeão como o grupo que organizou o último concerto em que participou o seu anterior maestro, por falecimento imediatamente a seguir.

No dia 12 de Dezembro, o Coral do Orfeão de Bustos desloca-se a Coimbra para um Concerto de Natal, no Mosteiro de Celas.

Dia 18 de Dezembro, o Orfeão organiza o Concerto de Natal, na Igreja de Bustos, pelas 20:00 horas, com a participação do Grupo Coral e dos Cantares Populares.

Dia 19 de Dezembro, participa no Concerto de Natal Municipal, na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pelas 15:00 horas.

Dia 26 de Dezembro, participa no Concerto de Natal, organizado pelo Coral Caetanense do concelho de Cantanhede, com início pelas 17:00 horas, na Igreja de S. Caetano.

10 de dezembro de 2010

Orfeão de Bustos

Acção Médico-Social
Próximo domingo


No próximo domingo, dia 12 de Dezembro de 2010, no Centro Médico (Edificio ABC), o Orfeão de Bustos irá levar a efeito mais uma actividade da sua Secção de Acção-Médica. A próxima acção, para além do habitual RASTREIO para a prevenção de DOENÇAS CARDIOVASCULARES, irá disponibilizar também o RASTREIO gratuíto da OSTEOPOROSE, este último, aconselhável a homens e mulheres entre os 50 e os 70 anos de idade.

A associação conta para a equipa técnica local, nesta iniciativa, com as seguintes colaboradoras voluntárias:
Médica - Yessica Costa
Enfermeira - Gladys del Carmen

Para o Rastreio da Osteoporose, o Orfeão conta com colaboração externa.


Cuide da sua saúde - o Orfeão pode ajudar!

9 de dezembro de 2010

UNIÃO FILARMÓNICA DO TROVISCAL, DE PARABÉNS

Neste dia 5 de Dezembro o salão foi o palco de mais um convívio da U F T. À volta do Trovisco do emblema da banda estiveram juntos pela mesma pauta o ontem o hoje e o amanhã.



A presença do Sr. António Briosa deu mais brilho à festa do 21º aniversário. Silas Granjo em breve trecho para o NB recorda o percurso musical. “ O Sr. António Briosa tocou Clarinete, na Banda Infantil, e Saxofone Sopranino, na Banda Escolar. Também fez parte do Jazz "Os Católicos", de efémera existência”.

Apicultor que se preza, recomendou o auditório a seguir a mesma activiadde e justificou. Ao que consta “não há apicultor que tenha falido”.



A D. Otília Martins (Domitília) recebeu uma justa homenagem. O amplo arco decorado pelas mães dos músicos equipadas com o avental de trabalho, aliviou um pouco a sua dor.



Uma nova fornada de músicos conquistou o direito de vestir a farda da Banda.

O futuro está a criar raízes.

EM BUSCA DA UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS - imagens do possível

EM BUSCA DA UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS - imagens do possível

7 de dezembro de 2010

CONCURSO LUZES DE NATAL

FESTA DE NATAL NO IPSB

BANDA DO TROVISCAL ... 21º PREMIADO

Bolo de Aniversário da U F T


A comemoração do 21º aniversário da “União Filarmónica do Troviscal” foi dia de evocação e de festa grande. Reuniu gerações, famílias e amigos.

A Banda Escolar de 1911 "regressou" pela participação musical da Banda Escolar da U F T. Também foi dia de surpresas: destaca-se a surpresa de Silas Granjo que cantou dois números a que não faltou o pé de dança… Os aplausos exigiram um encore. O pé de dança "desenferrujou as dobradiças".

O convívio também trouxe a auréola da reconciliação. “Há seis anos que não vinha ao aniversário. Este ano esteve muito bom… “

A organização discreta e eficiente, parecia profissional.


Um destaque para a dedicação do batalhão feminino com o seu quartel-general instalado no antigo salão de baile, dirigido com maestria sob a "batuta de ouro" de D. Otília Martins (Domitília, de seu nome oficial)

...

A UFT é credora de forte aplauso!

E “apontem nas agendas: o próximo aniversário é no dia 4 de Dezembro” [domingo].

E os parabéns pelo prestigiado prémio de ser a única banda mundial (na categoria amador) a ser seleccionada para estar presente na China -Taiwan.

"A Banda da UFT vai actuar na Conferência Anual da WASBE - World Association for Symphonic Bands and Ensembles (Associação Mundial de Bandas Sinfónicas e Conjuntos Sinfónicos), que se realiza em Chiayi City (Taiwan) entre 3 e 9 de Julho de 2011" (Silas Granjo).

http://www.wasbe2011.com/En/
http://www.wasbe2011.com/En/p10.htm

...

Nota 1 - Um agradecimento a Silas Granjo pelas informações técnicas.

sérgio micaelo ferreira

5 de dezembro de 2010

ADERCUS (da Serena) ALCANÇA NOTORIEDADE NA PALHAÇA


ADERCUS aqui
GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA ADREP (PALHAÇA)

A ADERCUS esteve representada no Grande Prémio de Atletismo da ADREP nos vários escalões, com destaque para quatro subidas ao pódio:

- CARLA MARTINHO (Seniores Femininos), 2º lugar;

- EQUIPA DE BENJAMINS FEMININOS (Luana Ferreira, Luísa Pereira, Ariana Ferreira), 3º lugar colectivo.

- DIOGO SALGADO (Benjamins Masculinos) – 3º lugar.

- Daniel Moreira (Iniciados Masculinos) – 3º lugar.

*

CARLA MARTINHO (1) correu “em casa”, deu brilho à prova, sendo apenas ultrapassada por Cláudia Pereira (S C Braga). Sónia Fernandes (GRECAS) conquistou o 3º lugar do pódium.

DIOGO SALGADO (benjamins masculinos) e DANIEL MOREIRA (iniciados masculinos) alcançam as 3ªs posições no podium.

EQUIPA DE BENJAMINS FEMININOS OBTÉM O 3º LUGAR

As jovens atletas da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro, também estiveram em bom plano, o 3º lugar do podium foi conquistado por
- LUANA FERREIRA, 7º lugar;
- LUÍSA PEREIRA, 8º;
- ARIANA FERREIRA, 23º.

INFANTIS, JOÃO FERREIRA foi o 10º classificado e ANA ALVES, 19ª.

INICIADOS (Masculinos):
- DANIEL MOREIRA - 3º lugar;
- MÁRCIO GOUVEIA -12º.

INICIADOS (Femininos):
Inês Silva, 9ª.

JUNIORES (Masculinos)
A equipa da ADERCUS foi muito homogénea, com Rafael Miguel a cortar a meta no 10º lugar, MIGUEL GOUVEIA no 11º e ANDRÉ ANDRADE foi o 13º.

A JÚNIOR feminina RUTE SILVA foi a 5ª classificada.

O atleta especial PEDRO GUERRA também esteve presente, apesar de estar actualmente orientado para distâncias mais curtas, foi o 33º classificado entre os SENIORES, dos 9.700m de corrida.

A SELECÇÃO NACIONAL CONCLUIU O ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO PARA O EUROPEU DE CORTA-MATO.

A atleta Sub-23 da ADERCUS, SARA CARVALHO, terminou este domingo a participação no estágio de preparação final da Selecção Nacional, com vista à participação no campeonato da Europa de corta-mato que se irá disputar no próximo domingo em Albufeira.
______________
(1) Sara Martinho é natural da Palhaça.

ANÁLIA, SARA E DÉBORA NO CORTA-MATO EUROPEU



ANÁLIA, SARA E DÉBORA NO CORTA-MATO EUROPEU

Anália Rosa atleta aveirense, residente no Troviscal, (Oliveira do Bairro) representa o Maratona Clube de Portugal, irá participar em mais uma edição dos campeonatos da Europa de corta-mato, no próximo dia 12 em Albufeira.

A atleta sénior bairradina já se sagro e individualmente foi 10ª classificada. O palco algarvio trás boas recordações a Anália e a algumas das atletas da selecção nacional sénior, dado que se sagraram campeãs mundiais de corta-mato curto em Vila Moura, em 2000.

Anália Rosa que já foi por duas vezes a melhor europeia em campeonatos do mundo de corta-mato, com um 11º lugar em Lausanne (Suiça), em 2003, e 15ª em St. Etienne (França), em 2005, irá agora tentar ajudar Portugal a subir ao pódio mais uma vez.

No percurso para o campeonato da Europa, Anália Rosa foi 2ª classificada na Taça da Europa de estrada, em Torres Vedras e venceu os 20km de Almeirim.

Em corta-mato, estreou-se em Espanha, no cross de Atapuerca com um brilhante 6º lugar, seguiu-se uma vitória em Oeiras e um 9º lugar em Llodio (Espanha).

Nesta última corrida a vitória teria sido portuguesa, não fosse os juízes terem tocado a sineta para a última volta, tal como o anunciado pelo speacker de serviço, o que levou a que a Anália tivesse arrancado para uma vitória que afinal não o era. Faltava uma volta e as atletas dividiram-se entre completar a corrida ou parar por ali, tendo a atleta portuguesa optado por correr o que faltava, mas em ritmo mais lento, dado que já estava esgotada.



SARA CARVALHO (ADERCUS) NA SELECÇÂO NACIONAL - SUB 23

Sara Carvalho, da ADERCUS, Serena, (Oliveira do Bairro), irá correr na selecção nacional de sub-23, depois de ter sido a 5ª classificada no cross internacional da Amora e de ter subido ao pódio de Torres Vedras, em 2º lugar, no último momento de observação para o europeu. Este foi sem dúvida o ponto alto da presente temporada da atleta, dado o desempenho que teve no último corta-mato e em crescendo de forma agarrou de forma decidida um dos lugares em disputa para Albufeira.

SERENA (Oliveira do Bairro), 6 de FEVEREIRO - Campeonatos distritais de corta-mato

Sara Carvalho será a sétima atleta da ADERCUS a representar a selecção nacional, depois de Mónica Silva, Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos, Carla Martinho e Susana Rosa. Para o Município de Oliveira do Bairro e para a Associação de Atletismo de Aveiro constitui um facto marcante, face ao esforço desenvolvido no âmbito da modalidade. Espelhando esse esforço conjunto de desenvolvimento da modalidade, a ADERCUS e a Associação de Atletismo de Aveiro irão levar a cabo, na Serena (Oliveira do Bairro), mais uma edição dos campeonatos distritais de corta-mato, no próximo dia 6 de Fevereiro.

Este evento terá o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e terá em disputa os títulos distritais para os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e seniores. Haverá ainda uma prova integrada no calendário de competição destinada aos atletas mais jovens do escalão de benjamins.


DÉBORA SANTOS (S L BENFICA) – CAMPEÃ NACIONAL

Débora Santos (Sport Lisboa e Benfica), residente em Bustos, irá participar também em mais um dos grandes campeonatos para o escalão de juniores. A atleta campeã nacional estreou-se na temporada de corta-mato com uma vitória em Espanha, no crosse de Atapuerca, e assegurou desde cedo a sua participação no europeu com uma vitória alcançada no crosse da Amora. Uma semana após, tentou repetir a proeza em Torres Vedras, tendo tentado desgastar a concorrência ao longo de toda a prova. No fim, foi a 3ª classificada de um trio que discutiu a vitória ao sprint, nos últimos metros de corrida.

AÇOTEIAS, 12 de DEZEMBRO – CAMPEONATO DA EUROPA NA TELEVISÃO

DÉBORA – 11H15

SARA CARVALHO – 12H35

ANÁLIA ROSA – 14H10

O campeonato da Europa será no próximo domingo, dia 12, no período da manhã, início da tarde. Terá transmissão televisiva directa a partir da pista de corta-mato das Açoteias, e as atletas irão entrar em acção às 11:15H, sendo Débora Santos a primeira a correr nos juniores femininos. Às 12:35H será vez de Sara Carvalho na prova de sub-23 e às 14:10H correrá Anália Rosa, na prova em que Portugal irá defender o título alcançado na última edição.

Ricardo Esteves