6 de abril de 2009

VIII ENCONTRO DE BANDAS NA MAMARROSA

Com a realização de mais um Encontro de Bandas, a Mamarrosa voltou a mostrar que vale muito mais do que o aponta o número dos seus residentes. Este VIII Encontro foi um sucesso, bem abrilhantado pelas 3 bandas do programa: Banda de Música da Carregosa, vinda do lugar de Perrinho, vila de Carregosa, Oliveira de Azeméis, Sociedade Filamónica Comércio Indústria da Amadora e – é claro – a muito nossa Banda Filarmónica da Mamarrosa, de que o NB tem dado notícia amiúdas vezes, nomeadamente AQUI.

O salão de festas da sede foi pequeno para albergar tanto Povo amante da música de bandas. Na 1ª fila e entre outros convidados especiais, o Presidente da Câmara do nosso município, cujo semblante demonstrava bem o agrado que todos sentimos pela qualidade do concerto. DSCF7281

Entretanto, a Direcção da Banda aproveitou para homenagear o maestro e compositor Alberto Madureira (de Tarouquela, Cinfães). Foram ainda especialmente acarinhados os maestros e compositores também ligados a conhecidos temas da nossa Banda: o maiense Ilídio Costa, autor da 1ª peça que a nossa Banda interpretou no Encontro – O Engenheiro e o Capitão Amílcar Morais, de Águeda, autor do arranjo da 3ª peça magistralmente interpretada pela Banda de todos nós. Presente também o troviscalenese Silas Granjo, que dirigiu a Banda no difícil período da sua recuperação (1980-1991) e actualmente à frente da União Filarmónica do Troviscal.

DSCF7292

O concerto terminou em beleza no exterior do salão de festas, com as 3 bandas a interpretar Os Amigos da Banda, de Daniel Oliveira, tema incluído no último disco em CD dum palmarés que já vai em 5 (cinco, pois claro). Um regalo para a vista e o ouvido!

O orgulho dos Mamarrosenses saltava à vista, em especial o do sempre amigo Prof. Costa, um dos grandes defensores e impulsionadores da nossa Banda. É ponto assente que a NB (Nossa Banda, pois claro) é actualmente das melhores do país, o que muito se deve ao esforço e dedicação de Gente como Manuel Plácido Simões dos Santos, famílias Canas e Cravo, Fernanda Raposo Neves e muitos outros.

O NB (Notícias de Bustos, pois claro) saúda a Banda Filarmónica da Mamarrosa nas pessoas do seu actual Presidente da Direcção, prof. Arsélio Canas e do seu exímio Maestro e Director Artístico, o oianense Fernando Ribeiro Lopes, a quem se deve o excelente nível e o sucesso de que a Banda goza por todo o país e estrangeiro; então no norte, esse alforge da música de bandas, a nossa Banda é idolatrada.

Lembramos ainda o valioso contributo do bustuense da Mamarrosa HILÁRIO COSTA, que conseguiu um curioso palmarés em prol da divulgação e da angariação de associados: o número de bustuenes chegou a ultrapassar o dos mamarrosenses. É por isso que a Banda também é nossa. E não fossemos nós filhos da terra da mamoa rasa!

- As fotos do VIII Encontro podem ser vistas AQUI.

Fontes consultadas: programa do VIII Encontro de Bandas da Mamarrosa, sítio da Banda na internet e “A Banda Filarmónica da Mamarrosa – Música na batuta do tempo”, da Prof.ª Rosinda de Oliveira \ Edição da CM de Oliveira do Bairro \ 2001]

*

"CONCERTO DA LIBERDADE" EM BUSTOS

No próximo dia 24, pelas 21H30, os jovens solistas da Banda darão um concerto no novo Salão Paroquial de Bustos, em homenagem ao 25 de Abril e a todos os associados da Banda Filarmónica da Mamarrosa. O CONCERTO DA LIBERDADE é da iniciativa da Direcção da Banda e mereceu a colaboração da Comissão Fabriqueira, na pessoa do Padre Arlindo, da Câmara Municipal e da Junta da nossa Freguesia.

oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário