2 de abril de 2009

Este livro que vos deixo

Este pequeno livro de poemas, do qual seguidamente se apresentarão alguns textos, não é mais do que a minha primeira viagem através da criação literária. E como primeira viagem que é, certamente que carece de muito aperfeiçoamento.
No entanto, servi-me dele para fazer perceber o que de mais importante me marcou nesse tempo, as personagens e os factos históricos, as pessoas, a minha relação mais ou menos pacífica com a natureza, e porque não dizê-lo como último aspecto mas não o menos relevante, os textos em que falei de mim como alguém que, se por um lado sabe desde cedo que a vida nem sempre é assim tão cor-de-rosa, por outro lado nunca deixou que os maus momentos lhe roubassem o optimismo e a esperança.
Escrever este livro foi um desafio e uma descoberta, porque percebi que embora o meu corpo de pessoa com deficiência física não me permitisse ter grande mobilidade, através das palavras o meu espírito e o meu pensamento se libertaram, levando-me para espaços e limites que jamais julguei alcançar, e tudo isto sem esquecer o quanto ele foi importante para me ajudar no conhecer-me melhor, na procura de mim mesma.
Por último quero agradecer à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, nas pessoas da Exma. Sra. Vereadora da Cultura Dra. Laura Sofia Pires, e do Exmo. Sr. Presidente da Câmara, Mário João Oliveira, pela oportunidade que me deram de poder concretizar o sonho de editar o meu primeiro livro, quero também agradecer à Exma. Sra. Dra. Cristina Calvo, ao Gabinete de Comunicação na pessoa da Dra. Isabel Roça e ao escritor Armor Pires Mota por todo o empenho demonstrado.
À minha família, sobretudo aos meus pais, irmã e cunhado, dirijo também um especial agradecimento, por me terem ajudado a chegar até aqui, sem esquecer os meus professores, colegas e amigos.
A todos o meu muito obrigado carinhoso e bem hajam.

Marineide Simões dos Santos
*
- Texto da intervenção da Marineide na apresentação do seu 1º livro de poemas "Canto e Amanhece", no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, em 21.3.2009.
- Fotos do Telmo Domingues, bustuense, fotógrafo e prof. do IPSB.
oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário