5 de abril de 2009

Do Domingo de Ramos ao S. Lourenço 125 dias são.

A imagem de marca do início da Semana Santa é a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
Ao entrar na Cidade Santa em cima dum simples burrico, Cristo demonstrou que não se assumira como Messias para estar ao serviço dos ricos e poderosos.
Como era de prever, na sexta feira seguinte ao Domingo de Páscoa os poderosos de Jerusalém livraram-se deste incómodo pregador do bem e do amor, crucificando-o.
Por enquanto, o dia de hoje é destinado à celebração do apogeu da vida de Cristo, renovando-se a tradição da triunfante palma.
De então para cá, acabaram por ser outros - turbos e sinuosos - os caminhos por onde foi arrastada a mensagem de Cristo.
E são tantos os que - como Pilatos - lavam as mãos em relação ao que se passa à sua volta que já nem reparamos neles. E Judas também é coisa que não falta.
Entretanto, celebremos a Páscoa, a Festa mais enraizada nas tradições bustuenses!
E preparemos os gloriosos Festejos do S. Lourenço de Bustos, que se pretende sejam aquilo que não temos tido:
- As Festas de Bustos!

1 comentário:

  1. A foto, tirada da "escada do celeiro" é um registo feliz para a Memória Futura do grupo e do ciclo pascal. Merece ser legendada. O cenário de fundo presta homenagem a Mestre Júlio Resende - autor do pórtico da entrada da Igreja foi companheiro do Arq. Rocha Carneiro (autor da igreja-edifício, de XCosta (autor do mural semi-encoberto pela casa da paróquia,e do painel do atistério),de Nadir Afonso e de...tantos outros Artistas que ajudaram (e ajudam) a construir os trilhos da Beleza.
    O "aviso" colocado acima da porta principal está lá por sugestão do P.e António Vidal.

    ResponderEliminar