10 de novembro de 2008

O Ti Manuel Luzio partiu

Manuel Simões Luzio Jr. nasceu no Barrôco da Póvoa em 6/6/1919.(a)
Faleceu hoje, 10 de Novembro’08, em Aveiro.
O Funeral está marcado para amanhã, dia 11 de Novembro, sendo às 16H00 o início das exéquias na Casa Mortuária de Bustos.

Um abraço de condolências ao reduto familiar
Sília da Silva Santos
António Feliciano dos Santos Luzio
Élia Santos Luzio
Paulo e Diana.

(a) NB em 29.08.05 pela mão de Oscar Santos, trouxe Manuel Luzio à galeria dos homenageados. Justifica-se entre outras, uma visita a “MANUEL SIMÕES LUZIO JR: A HOMENAGEM QUE FALTAVA - 1”.

"E hoje... mais uma pétala caiu"
(Vanda Rafeiro, "Manolo", ONTEM - HOJE - AMANHÃ, 10.11.08) aqui

Ouçamos o Carlos Luzio (10.08.1947 - 27.09.2004) na dedicatória que fez a seu Pai recolhida em ‘Pescador de Sonhos’

MANOLO, PAI, AMIGO
Manuel Simões Luzio Júnior

Manolo, o melhor dos meus comandantes
Meu velho amigo de tantas batalhas
Meu instrutor sempre abnegado
Dizendo sempre que o caminho é em frente
Tu, pai amigo, admirado por tanta gente
Marchas pela vida como o melhor soldado
Sem equivocações embora com algumas falhas
Mas que corriges apenas em instantes
Tu que me ensinaste que a vida é uma doutrina
Tu que deixaste a tua terra à procura de fortuna
E que não encontraste mais que conhecimentos
Porque a riqueza que procuravas era pura ficção
E a vida é quem mais nos ensina
Que o mais importante é a educação
E o cultivo dos bons sentimentos
Estar sentados à lareira num grato serão
Todos juntos por uns momentos
Tu, meu velho Manolo, que não me viste crescer
Mas que onde estivesses nunca me ias esquecer
Que pena que juntos foram tão poucos os anos vividos
Sendo ambos tão parecidos!
Velho Manolo que não poderás jamais ocultar
As cicatrizes que a vida dura te deixou
Tu que jamais pudeste enganar
A um amigo que algum dia te ajudou
Tu que me ensinaste a ver o lado belo da vida
E que choras como eu numa despedida
Lágrimas que enchem de amor
Como as minhas que têm o mesmo sabor
Tu que abres o teu coração como um abanico
Que nunca pensaste se o amigo era pobre ou rico
Nós, Manolo, nunca nos sentiremos sós
A nossa maior riqueza é a que levamos dentro de nós
Tu, meu velho amigo, a quem a vida não pode ainda levar
Porque tens ainda muito que me ensinar
Cuida-te muito, velho soldado,
Pois quero ter-te muito tempo a meu lado.
(Caracas)
Colinas de Bello Monte Mansion Suiza
(entre 14 e 20 Novembro.1991) (1)

(1)Mensagem manuscrita pelo Carlos fecha a folha:
Para o Manolo, aliás Manuel Luzio, com todo o carinho do Mundo. Cuida-te que eu quero ver-te como um “figo” em Setembro (01-01-01 se Deus quiser.
Um beijo grande para a mãe Sília.
Vosso
a) Segue a assinatura


in Carlos Luzio, “Pescador de Sonhos”, (Manolo, Pai, Amigo, pg.s 8 e 9), edição póstuma, Bustos-2005
*
até qualquer dia

3 comentários:

  1. Anónimo00:49

    O meu grande amigo partiu. Já tenho saudades das muitas horas que passámos juntos a falar da vida.
    Já não o vistava no hospital há cerca de duas semanas e da última ve que estive no hospital já não estava acordado e não me conheceu.
    haviam dois homens que eu amova quase tanto com o meu pai; um deles era o Manuel Joaquim dos Santos e o outro era o Manuel Simões Luzio. Não posso dizer porquê gostava tanto destes homens, mas sentia que eram homens da minha terra que conheciam e amavam Bustos tanto como eu e porque me contavam histórias do "antigamente".
    O Manuel Luzio era um homem bom e que fez muito bem a muitas pessoas em Bustos. Esteve a trabalhar na sede da Junta de Freguesia quando já não podia trabalhar e recebia sempre as pessoas com o maior carinho. Conhecia toda a gente e conhecia todas as propriedades e até á duas semanas estava em recordava-se de tudo apeasr dos seus 89 anos. Poucos de nós iremos ter uma vida tão cheia o manuel Luzio. Teve, pelo menos, uma grande tristeza; a perda do fiho e querido amigo Carlos. Oxalá se encontrem algures.
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  2. Partiu o Manolo... ainda consegui vê-lo rir e asneirar comigo há cerca de um mês. A este Homem, apenas posso agradecer o carinho que sempre demonstrou para comigo, mesmo nos momentos em que a vida nos separou por diversos motivos. Não o esquecerei. E acredito que está junto dos meus Amores que já se foram. Até sempre, Manolo!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:36

    Paz à alma do senhor Luzio, um homem de grandes qualidades, honesto e artista.Lembro-me das histórias que ele contava, sobre a vida lá fora, com a esposa. Foi um homem amigo do amigo, respeitador e sempre atencioso com todos. Junto dos meus pais, mais uma estrela a brilhar no céu, para mim.
    Repouse em paz!

    ResponderEliminar