28 de novembro de 2008

João Pedro – um músico de eleição


João Pedro – um músico de eleição
João Francisco Pedro e Rosa Oliveira (Couvelha) não adivinhavam que o novo rebento, João Pedro, nascido em Bustos (Mamarrosa) a 28 de Novembro de 1913, seria um músico de eleição . É verdade que o dom da música vinha de seu pai, um exímio tocador de viola – dizia-se.

Ultrapassando etapas das relevantes participações no mundo da música – Bandas, ‘Jazz band’, Rádio, Perús, e Central da sua predilecção, … –, no momento em que envio um abraço de parabéns pela passagem do seu nonagésimo quinto aniversário, apenas vou recordar um episódio acontecido dos Estados Unidos quando aprendia os rudimentos do “americano”, indispensável para a sua integração na sociedade americana.

Emigrante quando já tinha ultrapassado os sessenta, João Pedro consegue emprego na secção de uma fábrica de fundição, onde o trabalho era duro a valer. O ‘Boss’ desconfia da sua agilidade e da capacidade de suportar o serviço. João Pedro mantém ritmo elevado na linha de produção e, passado pouco tempo, ei-lo a inventar um processo para melhorar o rendimento.

Entretanto sobrevém o desemprego e é inscrito nas aulas de Inglês rudimentar. Além de aprender, recebe um subsídio que lhe paga o sustento.

O curso contém uma rubrica dedicada à aprendizagem do hino dos USA. Aula dedicada ao hino. João Pedro aparece com trompete e pauta com a música do hino. Pede a autorização para tocar. O impacto da exibição foi de tal monta que a aula foi transformada em festa e o João Pedro teve honras de ser abraçado pela Professora.

Foi um momento inesquecível, que ainda hoje João Pedro conta com o mesmo rigor de pormenores … que não estão reproduzidos.
e siga a rusga
sérgio micaelo ferreira

Nota de NB :
Consultar Rosinda de Oliveira, A Banda Filarmónica da Mamarrosa – Música na batuta do tempo, (‘João Pedro – um Músico singular’), edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, ano 2001 (pg.s 268 a 272).

1 comentário:

  1. Olá boa tarde...
    Fiquei encantada quando ao pesquisar sobre a minha terra natal foi encontrar um artigo sobre meu avô paterno... fico feliz pelo reconhecimento pois meu avô tem uma paixão enorme pela música e especialmente pela trompete ...a maior das suas paixões!

    Desde já o meu muito obrigada!

    A neta
    Susana Cristina da Silva Neves Pedro Simões

    ResponderEliminar