14 de janeiro de 2007

“A PESSOA DO ANO”

Ao eleger o cibernauta como “a pessoa do ano” a revista norte-americana “Time” veio reconhecer a revolução implícita ao gigantesco êxito dos blogues e à partilha de informação via internet. É inegável, milhões de cibernautas estão diariamente a construir o “maior repositório de informação da história do homem.”

Qualquer cibernauta, pobre ou rico, em local cosmopolita ou sítio recôndito, dispõe de instrumentos para criar e partilhar tudo o que desejar: palavras, fotografias, desenhos, sons, imagens em movimento.

“Partilha e participação” são o binómio essencial à revolução cultural que estamos a atravessar. A Internet deixou de ser um “reduto de aficionados da tecnologia”, como escreve João Pereira no “Público”. E pergunta, interpelando-nos a todos: “Você cibernauta, que foi a grande figura de 2006, para onde vai neste ano novo?”

Com este blogue (e o seu antecessor) iniciámos, em Abril de 2004, uma experiência que alguns logo anteciparam como “falida” ao fim de algumas semanas “ por falta de tema”. Ora, de então para cá, nunca houve falta de assunto. Nem faltou o trabalho intenso, dedicado, constante e desinteressado de todos quantos têm ajudado a construir o “NB”. Nós somos o exemplo bem sucedido, pioneiros e participantes empenhados na “democratização global”.
Agora a questão central já não é o acesso à tecnologia mas sim o “assunto” ou, como está na moda dizer-se, “ a produção de conteúdos.” Este é o grande desafio que temos pela frente, como escreve Thomas Friedman do “NY Times”: “Portugal tem de passar de consumidor para produtor.”

E voltando à pergunta de João Pereira: “Você cibernauta, que foi a grande figura de 2006, para onde vai neste ano novo?”

A proposta do “Notícias de Bustos” é simples:
Passe de consumidor a produtor. Colabore, que estas páginas estão disponíveis e abertas.

Envie os seus textos para publicação (mailto:noticiasdebustos@gmail.com). Participe com pensamentos, notícias, sugestões, episódios curiosos, opiniões, contos, poemas, fotografias, memórias, etc. Com nome próprio ou pseudónimo deixe a sua marca, contribua para a grande transformação civilizacional em que estamos a participar.

É tempo de estar presente.

BC

Sem comentários:

Enviar um comentário